Conheça as obras …

Conheça as obras lançadas pela EDIFCE em dezembro de 2023

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Em dezembro de 2023, a EDIFCE lançou um total de 11 obras, que pertencem a diferentes coleções da editora. Primeiro, temos as obras da “Coleção Vozes do IFCE”. Ela visa possibilitar aos pesquisadores e aos professores difundirem seus escritos, cumprindo deste modo os objetivos do IFCE de propiciar e levar o conhecimento além dos muros institucionais, numa visão múltipla e abrangente. Confira a lista de títulos:

Fundamentos da energia mecânica hidráulica e sua aplicação

O livro aborda a interdisciplinar sobre os vários assuntos envolvidos nas conversões de energia que ocorrem com o uso de uma turbina hidráulica. Com uma linguagem simples para facilitar o entendimento dos leitores, estudantes de nível técnico e de graduação. Aborda a turbina hidráulica desde os fundamentos básicos até a aplicação em hidrelétricas, mostrando a conexão de todos os assuntos relacionados, visto que, na maioria das vezes, são apresentados segmentados em diferentes disciplinas dos cursos. O foco é na análise de obtenção de trabalho mecânico com o sistema, mas também esclarece sobre a obtenção de energia elétrica.

Conhecimentos e práticas na coleta seletiva com perspectiva ao protagonismo do catador, um profissional da reciclagem

Este livro reúne os aprendizados do projeto de extensão “Ensinando e Aprendendo com os Catadores de Materiais Recicláveis - EduCat”. As atividades do projeto foram desenvolvidas de forma remota, durante o ano de 2021, no município de Sobral. Sob este prisma, acrescenta-se que a primeira Central Municipal de Reciclagem (CMR) de resíduos sólidos de Sobral foi inaugurada no dia 17 de maio de 2021. As atividades do referido projeto foram iniciadas nessa data em que também se celebra o dia internacional da reciclagem. As CMRs fazem parte do Programa de Coletas Seletivas Múltiplas do Estado do Ceará e oferecem uma oportunidade para estruturar a coleta seletiva em larga escala, com o fortalecimento das associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis, bem como proporciona a geração de emprego e renda.

A Engenharia didática na formação inicial de professores de matemática: o estudo da generalização e complexificação da Sequência de Padovan

Retrata uma investigação referente às situações de ensino, sobre o estudo do processo de generalização e complexificação da sequência de Padovan. Com isso, a pesquisa descreve os elementos de um estudo sistemático dos modelos de generalização e complexificação da sequência de Padovan, promovendo compreensão histórico-evolutiva, identificação, descrição e exploração de suas propriedades matemáticas, fundamentado e organizado de acordo com o percurso metodológico da Engenharia Didática em conjunto com a Teoria das Situações Didáticas. São desenvolvidas situações didáticas, realizando uma transposição didática do objeto matemático, considerando os seus aspectos epistemológicos, cognitivos e didático.

Café do maciço de Baturité: sabor de história, cultura e turismo

Pela importância histórica, econômica e social do café na região como força propulsora de desenvolvimento socioeconômico, produzindo e distribuindo riquezas, além da capacidade de desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, justifica-se publicar o livro com o tema sobre o café, em comemoração aos dez anos de existência do IFCE - Campus Baturité, uma vez que, além de mostrar o contexto histórico, cultural e socioeconômico desta especiaria no Maciço de Baturité, tanto do passado como as possibilidades de influência no desenvolvimento do turismo no futuro, poderá servir como acervo para pesquisadores e estudiosos.

Fábrica de contos dos reinos encantados

O presente livro é composto por dezoito contos construídos e adaptados ao longo de uma disciplina em que foi possível fazer estudos, rever conceitos e evidenciar, na prática, como se produz e encanta por meio da literatura. Com diferentes perspectivas, os contos ilustram as cenas prototípicas das histórias já mundialmente conhecidas, mas as trazem investidas de novas performances, partilham de outras dores, de outras descobertas. Trazem também o que não é convencional, o que a literatura moderna já permite entrever como classificatório do infantojuvenil, mas que não se limita a esse universo, nem pela conceituação, nem pelas características que lhes são, aparentemente, inerentes. Um mundo de riquezas e de possibilidades.

Sistema de indicadores e índices geoambientais aplicados à gestão de bacias hidrográficas: aplicação nos municípios que compõem a sub-bacia do rio Banabuiú, Ceará

A sub-bacia hidrográfica do rio Banabuiú inserida no semiárido cearense apresenta elevado grau de degradação ambiental, ocasionado pelo mau uso do solo e pelo baixo desenvolvimento social e econômico. A falta de planejamento e gestão ambiental tem agravado a desigualdade social e a degradação dos recursos ambientais, principalmente os recursos hídricos. Em função disso, necessita de estudos aprofundados que proporcionem conhecimentos amplos que permitam um desenvolvimento sustentável. Por isso, estabelecer uma proposta metodológica para um planejamento e gestão da sub-bacia através de índices de sustentabilidade ambiental integrados pode contribuir para seu desenvolvimento sustentável.

Dentro de casa há escolas: mulheres professoras no contexto da pandemia de covid-19

O livro traz implicações sociais e pedagógicas do isolamento social na vida de mulheres professoras do Ensino Médio Integrado do IFCE Campus Canindé no contexto da pandemia Covid-19. Contribui com perspectiva e reflexões teórico-metodológicas em aspectos do cotidiano úteis ao fortalecimento da luta feminista. As reflexões buscaram desmistificar o pensamento androcêntrico pelos vestígios do status social concedido aos homens. Sem o acesso a tudo que lhes convém, as mulheres têm a ciência e a cultura relegadas ao segundo plano, mantendo-se aprisionadas à naturalização.

A presente obra, à luz de uma perspectiva histórico-crítica, apresenta a relação entre a modernização das políticas públicas do ensino técnico-profissional estabelecidas pelo Governo Federal e as transformações ocorridas nas tipologias arquitetônicas dos edifícios ocupados pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE). Desde a sua criação como Escola de Aprendizes Artífices do Ceará em 1909, ocorreram diversas etapas de reordenamento na instituição, por meio de mudanças nas políticas educacionais do governo e as consequentes mudanças em suas nomenclaturas e em sua estrutura física. Destaca a relação dessa arquitetura educacional com o contexto econômico, político e sociocultural cearense, enfatizando o papel dos agentes (o Estado, educadores e os arquitetos) envolvidos nesse processo de modernização.

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Outros livros lançados pertencem à “Coleção Extensão trilhando e compartilhando caminhos”. Esta coleção busca trazer visibilidade aos extensionistas, sendo este um dos pilares do IFCE e com isso haver uma aproximação com a comunidade externa diante das lutas e desafios inerentes à sociedade. Confira abaixo as obras:

Plataforma didática para ensino à distância de microcontroladores e internet das coisas

O livro aborda sobre o processo de ensino na modalidade à distância de microcontroladores e de internet das coisas, apresentando, ainda, aplicações práticas em geração solar, voltadas à extensão. A pandemia de COVID-19 mostrou que o processo de ensino e aprendizagem das instituições de ensino foi prejudicado pela falta e necessidade de aulas presenciais. A adoção de práticas de educação à distância tornou-se uma parte crucial do ensino, principalmente nos cursos de Engenharia, Ciências e Tecnologia. Nesta obra, descreve-se uma ferramenta de ensino que permite implementação de práticas online de microcontroladores e internet das coisas.

In Litera inclusiva

Neste livro encontramos histórias, relatos, vivências, estudos e percepções de situações cotidianas sobre a pluralidade social, traduzidas em prosa, contos, fábulas ou lendas, oriundas de um trabalho pensado a partir da Literatura Comparada. Textos que denunciam e expõem, enquanto, em sua trama, registram aspectos sociais cotidianos. Questões sociais trazidas pelo racismo estrutural iniciam o livro e são tratadas em histórias que refletem vivências indígena e negra, nos aspectos físicos, emocionais, relacionais e culturais. As obras literárias abordam também dificuldades e preconceitos vivenciados por pessoas com deficiência, sejam em histórias criadas ou adaptações de literaturas existentes. Esses escritos descrevem dificuldades e preconceitos da vivência cotidiana de pessoas com deficiência visual, deficiência física e surdocegueira.

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABIS: experiências extensionistas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Ceará - IFCE

Essa obra alerta sobre a necessidade de descolonização dos currículos no sentido de superação da visão eurocêntrica e propõe uma abertura para o diálogo com as demais culturas que compõem a identidade nacional nos diferentes âmbitos da ação educacional do IFCE: ensino, pesquisa e extensão. Reúne textos de diversos grupos que compõem a rede de NEABIs do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Os textos tratam de relatos de experiências provenientes de práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão protagonizadas por membros dos NEABIs de diversas cidades do estado do Ceará. A proposta é que a leitura da obra provoque debates e reflexões acerca da educação para as relações étnico-raciais nos diferentes espaços de formação institucionais.

Os 15 anos da Lei Maria da Penha na perspectiva do cordel: a OCHE Ceará como instrumento crítico- discursivo

Nesta coletânea há a compilação de 134 cordéis escolhidos na quarta e última fase da supracitada edição da OCHE (Olímpiada de Ciências Humanas do Estado do Ceará). São conjuntos de versos em dicções predominantemente juvenis - de estudantes das redes municipal, estadual, federal e privada, desde o oitavo ano do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA - e engajadas no combate ao feminicídio e à misoginia, revelando o quão as mulheres, de todas as cores, dores e situações financeiras, devem ter os direitos respeitados e suas vidas salvaguardadas.

Laboratório Pedagógico: diálogos entre a escola e o IFCE campus Baturité

Esta obra contém dez relatos de experiência, resultantes do Projeto de Extensão “Laboratório Pedagógico na Escola” que trouxe contribuições aos estudantes da educação básica, no ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Potencializou iniciação à docência dos licenciandos de Letras/Inglês, campus Baturité, a partir de estudos teóricos, da elaboração de materiais pedagógicos e da aplicação de atividades práticas nas escolas públicas de educação básica, tendo em vista a melhoria dos indicadores de escolares.

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