Denise Carrascosa lança …

Denise Carrascosa lança livro pela Edufba na Bienal da Bahia

7.png

A Edufba está entre os expositores da Bienal do Livro da Bahia 2024, que ocorre entre de 26 de abril e 1º de maio com o tema “As Histórias que a Bahia Conta”. Entre os títulos disponíveis no stand da Editora estará “Corpo de vento: Exu da teoria: travessias crítico-performativas pelas artes negras”, da crítica literária Denise Carrascosa, que será lançado no segundo dia de evento. O lançamento ocorre após o bate-papo no Café Literário, na mesa intitulada “O desafio das ruas”, em que Carrascosa é uma das convidadas.

Denise Carrascosa é doutora em crítica literária e cultural, com pós-doutorado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, tradutora literária, advogada e professora associada do Instituto de Letras na Universidade Federal da Bahia. A autora coordena há 14 anos o projeto “Corpos Indóceis e Mentes Livres: trabalho de arte-educação” para escritas literárias no Conjunto Penal Feminino do Complexo Penitenciário Lemos Brito, na Bahia, onde construiu, junto com mulheres presas sentenciadas, a Biblioteca Mentes Livres (2012), possibilitando remição de pena pela leitura. Denise é autora de outros três livros e organizadora de outros dois. Ano passado, lançou O Pacto de Bocapiu: a cumplicidade silenciosa do Feminegricídio de Estado nas prisões na FLIP.

A autora compartilha a mesa com Bruno Paes Manso, jornalista e autor de “A república das milícias” e “A fé e o fuzil”, livros premiados sobre o crime organizado em São Paulo e no Rio, para debater sobre segurança pública e o conjunto complexo de políticas necessárias para incluir as populações em situação de vulnerabilidade e aplacar a violência urbana. O evento conta com a participação de mais de 170 autores de todo o Brasil, com mesas de bate-papo e sessões de autógrafos, além dos stands de exposição de dezenas de editoras e livrarias. Além de Denise, participarão da Bienal outros três autores da Editora: Dilman Fernandes (autor de O fascinante zoológico de Olívia) e Cristina Saldanha (autora de Mapas, traçados e tranças: a sabedoria de um povo chamado Nagô), na mesa “Livro Infantil: Histórias Transformadoras” em 27/4; e Andressa Ribeiro (autora de “Experiências transmasculinas: o limiar entre corpo, gênero e desejo na constituição de um sentido de si”) na mesa “Gênero, Transexualidade e corpo: histórias de corpos dissidentes”, no dia 28/4.

Compartilhe esta Publicação: