Eduneb lança livro sobre a temática da escravidão

Publicação foi parceria com a EDUFBA

Em 24/08/2018 08:33
Atualizado em 27/08/2018 15:50

Notícia por ABEU

 Eduneb lança livro sobre a temática da escravidão

Bahia: escravidão, pós-abolição e comunidades quilombolas - Estudos interdisciplinares, livro a lançado recentemente pela Eduneb em coedição com a Edufba, apresenta abordagens de temas relacionados a populações negras (escravizadas e livres) e comunidades quilombolas de diferentes partes da Bahia e do Brasil, em diferentes momentos da nossa história.

O título é resultado do esforço de estudiosos (historiadores, sociólogos e antropólogos) reunidos na VII Semana da Consciência Negra e IV Seminário das Comunidades Quilombolas do Território do Velho Chico, realizados em novembro de 2016, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA). A sétima edição do evento enfatizou a importância das lutas antirracistas e a necessária união contra o genocídio dos povos negros e indígenas. 

Artigos referenciados em pesquisas arquivísticas (arquivos públicos estaduais e municipais) apresentam famílias de escravizados; lutas pela liberdade (alforrias); microeconomia escrava e tráfico interprovincial. Estudos mais contemporâneos tratam de universos políticos, culturais e identitários de populações negras e quilombolas do oeste do estado da Bahia, e ainda falam da relação entre Brasil e África, com destaque para Angola.


Tags da postagem

EDUNEB quilombos Abolição história da Bahia Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação escravidao