Conversa com a nova diretoria da ABEU - Maria Cândida Del-Masso

Conversa com a nova diretoria da ABEU - Maria Cândida Del-Masso

Em 20/07/2015 00:00

Notícia por ABEU

Conversa com a nova diretoria da ABEU - Maria Cândida Del-Masso

Essa semana é a vez de batermos um papo com a Diretora Financeira da ABEU, Maria Cândida Del-Masso. Em sua entrevista ela comenta sobre as ações pensadas pela nova diretoria para garantir recursos para a Associação em um ano que já é economicamente instável. Maria Cândida é graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social, da Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Possui Especialização em Reabilitação Profissional - Área Avaliação Profissional pela Faculdade de Educação da UNESP e Mestrado em Rehabilitation Administration Services Program pela Southern Illinois University at Carbondale, nos Estados Unidos. Possui ainda Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor II da Unesp e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS/CNPq), além de Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (CEPIS/Unesp). Maria Cândida também inova como Coordenadora do Projeto da Livraria Unesp Móvel.

1. Por seu caráter de associação, a ABEU não possui declaradamente fins lucrativos. Ainda assim, mesmo que o seu objetivo seja o de representar e fortalecer as ações das editoras universitárias, o que garante, hoje, a sustentação financeira da ABEU, para que ela continue sempre o seu trabalho de ajudar suas associadas na difusão da produção acadêmica?

A ABEU se mantem com o pagamento da anuidade de suas editoras associadas. Nesta gestão pretendemos, junto aos diretores regionais, captar novos sócios expandindo o número de Editoras Universitárias filiadas a ABEU. Outra ação com esses diretores é contatarmos os sócios que estão inadimplentes para que atualizem sua situação junto à ABEU.

2. Tendo em vista as mudanças econômicas que o país vem enfrentando, quais os desafios e as possíveis saídas para a ABEU se fortalecer economicamente? E quais seriam os ganhos das associadas com isso?

Conforme apontamos, uma saída é a captação de novos associados para a ABEU. Acrescido a isto, pretendemos dar continuidade ao Projeto de Captação de Recursos Externos junto a instituições públicas / privadas e a empresas que tenham interesse em apoiar ações voltadas às Editoras Universitárias, ao livro e à leitura. Tendo disponibilidade financeira, a ABEU poderia participar de eventos nacionais e internacionais divulgando a produção acadêmica de suas associadas impactando não só na divulgação, mas na comercialização desses títulos pelas respectivas editoras.
Outro aspecto seria o oferecimento de cursos de capacitação técnica à equipe de apoio das Editoras Associadas, cabendo à ABEU assumir parte dos custos, favorecendo a participação de um número maior de associados.
Também consideramos fundamental o uso do Selo ABEU nas publicações das Editoras Associadas demarcando a participação, discussão e divulgação do livro universitário ao meio social.

3. Falando um pouco de sua experiência pessoal, além de Diretora Financeira da ABEU, você também atua na Editora Unesp, que possui um projeto inovador para a comercialização de suas obras, que é a Livraria Móvel. Nesse sentido, como você vê a estrada percorrida pelas editoras universitárias e os caminhos futuros que elas podem trilhar para que seus livros cheguem a mais leitores?

Estamos desde janeiro de 2013 coordenando o Projeto da Livraria Unesp Móvel (LUM) que foi concebida para circular nas Unidades Universitárias da UNESP durante o período letivo e por outros locais do país em período de férias acadêmicas, levando livros em especial a cidades carentes de livrarias e bibliotecas. Em alguns municípios a LUM tem se transformado em evento cultural integrando o calendário de atividades da área. Ao preparar os títulos para compor o acervo que o caminhão carrega -5.000 livros aproximadamente-, temos o cuidado de contemplar os lançamentos e os títulos clássicos produzidos pelas Editoras Universitárias filiadas à ABEU.
O que percebemos é a falta dos livros das nossas associadas nas livrarias comerciais, mesmo nas de grande porte. Quando possuem títulos, na maioria das vezes são das editoras universitárias de fácil acesso. Frente a isso, a ABEU criou o Programa Interuniversitário para Distribuição de Livro (PIDL), cujo objetivo é divulgar e comercializar os livros produzidos pelas associadas para que o livro chegue até o leitor. Auxiliando nessa ação estamos em tratativas com a diretoria da Associação Nacional de Livrarias (ANL) para viabilizar a chegada desses livros até o leitor.



Tags da postagem

Ordem e Eficiência Comportamento Social Nível de Informação