Editora UFRJ apresenta seu mais novo lançamento

Segurança humana, políticas de sexualidade e o fim do neoliberalismo são temas do livro

Em 13/09/2018 14:47
Atualizado em 17/09/2018 15:06

Notícia por ABEU

Editora UFRJ apresenta seu mais novo lançamento

O livro "O arquipélago da segurança: estados de segurança humana, políticas de sexualidade e o fim do neoliberalismo", do americano Paul Amar, professor e diretor do Programa de Pós-graduação do Departamento de Estudos Globais da Universidade da Califórnia, com tradução de Antonio Holzmeister Oswaldo Cruz, é a mais recente publicação da Editora UFRJ. O lançamento será dia 14 de setembro, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro/RJ.

 

A obra apresenta novos caminhos teóricos que faz uma relação entre segurança internacional e segurança pública urbana através de linhas analíticas de gênero, raça e sexualidade, utilizando uma metodologia que se afasta da visão hegemônica euro-americana e da análise geopolítica. O autor desenvolve uma perspectiva transnacional, a partir do diálogo entre países do Sul global, destacando a conexão entre a América do Sul e o Oriente Médio, regiões unidas por traços sócio-históricos e um posicionamento estrutural comum.

O livro ganhou o Prêmio Charles Taylor de “Melhor Livro do Ano”, da American Political Science Association, em 2014, recebeu elogios de jornalistas, intelectuais e estudiosos do tema e mereceu críticas de mais de quinze revistas acadêmicas.


Tags da postagem

Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Comunicação #UFRJ