Editora UFSC apresenta dois lançamentos

Títulos pertencem a áreas como história, antropologia e estudos de gênero

Cadastrado em 09/07/2018 15:09
Atualizado em 09/07/2018 22:48

Notícia por ABEU

Editora UFSC apresenta dois lançamentos

A Editora UFSC lançou dois títulos recentemente: “Mundo de sonho e catástrofe: o desaparecimento da utopia de massas na União Soviética e nos Estados Unidos”, de  Rodrigo Lopes de Barros, Ana Luiza Andrade, Ana Carolina Cernicchiaro e Susan Buck-Morss; e “A força da situação de campo: ensaios sobre antropologia e teoria queer”, de  Miriam Pillar Grossi e Felipe Bruno Martins Fernandes. 

“Mundo de sonho e catástrofe” apresenta os projetos utópicos das duas superpotências da Guerra Fria (EUA e URSS), ressaltando não apenas as suas divergências, mas também as suas semelhanças. Ambos os mundos de sonho compartilhavam o ideal de modernidade como progresso histórico, ancorado em determinado tipo – fordista, taylorista – de industrialização composta de “empresas gigantes, produção centralizada, tecnologias industriais pesadas”, ou seja, numa solução bem específica, concebida na primeira metade do século XX, para suprimir a tensão existente entre os seres humanos e a natureza.

"A força da situação de campo" articula, segundo uma perspectiva queer, Antropologia e Estudos de Gênero e Sexualidades com temas de política, religião, territorialidades, afeto, parentesco, educação e extensão universitária. O livro apresenta pesquisas produzidas pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nas primeiras décadas do século XXI. 


Tags da postagem

história Antropofagia modernidade gênero teoria queer Editora UFSC Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar