Editora Unesp lança obra de Bruno Latour

Livro imprime uma dimensão filosófica à ecologia

Em 22/04/2019 11:00
Atualizado em 22/04/2019 19:20

Notícia por ABEU

Editora Unesp lança obra de Bruno Latour

São quase três décadas de dedicação do sociólogo, antropólogo e filósofo francês Bruno Latour às reflexões sobre a união entre ecologia e política. Apesar de amplamente difundido no imaginário coletivo, Latour ousa desafiar  o senso comum ao se perguntar: estaria a ecologia política em condições de dar cabo das complexas questões que envolvem o planeta? É este o caminha que ele trilha em "Políticas da natureza: como associar as ciências à democracia".

Ao longo de seis capítulos, o autor desconstrói os termos "ecologia" e "política", para ele conjugados em completo alheamento a uma ideia de composição produtiva. Nessa toada, os movimentos verdes, arrefecidos, somente arranham o debate, sem conseguir aprofundá-lo. Latour alargará os conceitos, recorrendo à sociologia das ciências, à prática das milícias ecológicas e à antropologia, para sustentar o seu conceito de coletivo, diferente de sociedade, ao englobar humanos e não humanos. 


Tags da postagem

edunesp lançamento antropologia ecologia Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação bruno latour