Editora Unicamp traz lançamentos na área das Ciências Humanas

Livros tratam de temas como escravidão, religião, política e antropologia

Cadastrado em 01/11/2018 15:51
Atualizado em 05/11/2018 11:45

Notícia por ABEU

Editora Unicamp traz lançamentos na área das Ciências Humanas

Nas última semana chegaram três novos livros pela Editora Unicamp. Reconstruindo a trajetória dos povos jejes, Luis Nicolau Parés discute aspectos importantes da formação de identidades étnicas dos africanos na diáspora. Em "A formação do candomblé", o autor mostra como os cultos aos voduns dos jejes forneceram as bases para a formação do candomblé baiano. A narrativa cruza elementos da história e da antropologia, caminhando da África para o Brasil e do passado para o presente, numa escrita densa e envolvente.

Em "Concebendo a liberdade", Camillia Cowling mostra como a categoria de gênero moldou as rotas urbanas em direção à liberdade para os escravos durante o processo de emancipação gradual em Cuba e no Brasil, que ocorreu somente após o restante da América Latina já ter abolido a escravidão e depois, também, da guerra civil norte-americana. 

"Policiamento e governança contemporânea", organizado por William Garriott, parte da percepção de que o papel da polícia se modificou ao longo do tempo. Como revelam os autores deste livro, a polícia e o policiamento ocupam posição central para a governança no mundo contemporâneo. Fazem parte do conjunto de elementos regidos pela ideia mais ampla da lei e da ordem. 


Tags da postagem

editora unicamp lançamentos humanidades história antropologia Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar