Editoras baianas participam da Festa Literária Internacional do Pelourinho

Esta será a segunda edição da FLIPELÔ

Cadastrado em 06/08/2018 12:36
Atualizado em 07/08/2018 11:53

Entrevista por ABEU

Editoras baianas participam da Festa Literária Internacional do Pelourinho

Entre os dias 08 e 12 de agosto, a Casa Amarela do Largo do Pelourinho, em Salvador (BA), vai abrigar editoras baianas para a 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho. A EDUFBA estará presente com suas publicações, e com as das editoras universitárias da UNEB, UESC, UESB, UEFS, e fará o lançamento da obra “Castro Alves: teatro e performance”, de Edvard Passos.

 

Constituída do grande desafio de compreender o passado a partir das ferramentas teóricas atuais, a obra “Castro Alves: teatro e performance” tem como elemento inovador apresentar Castro Alves como um performer, um homem cênico. O conceito de performance é a ferramenta que o autor utiliza para elaborar uma nova leitura da vida e da obra de Castro Alves. Esse livro permite ao leitor um outro olhar, mais aguçado e atual, para um autor do século XIX. O lançamento acontecerá no dia 09 de agosto, às 15 horas, no Café Zélia Gattai, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho.

 

A FLIPELÔ tem como tema a frase de Jorge Amado “a amizade é o sal da vida” e é em homenagem ao também escritor, e também baiano, João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge. Assim, a 2ª FLIPELÔ, ganha as ruas, largos, praças e casarões do Centro Histórico e promove, em 13 espaços de cultura, de forma absolutamente gratuita, uma ampla programação com mais de 50 atividades.

 

Mesas de debates, bate-papos com jovens, encontros com autores, lançamentos de livros, saraus de poesia e slans, programação infantil, exposições, apresentações teatrais e musicais fazem parte da programação oficial que nesta edição terá, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amado Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico de Salvador que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

 

Nos cinco dias de evento são esperados cerca de 50 mil participantes, todos apaixonados pelo mundo das palavras. Autores locais, nacionais e internacionais que estarão em contato direto com o seu público, além de poetas, artistas visuais, atores, compositores, cantores, músicos, mas especialmente o público de todas as idades, que em meio ao belíssimo cenário do Centro Histórico poderá circular com segurança e escolher a programação, mergulhando no fantástico mundo das letras e no universo cheio de profundo afeto construído por dois grandes nomes da literatura de nossa terra – Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro.

 

 

Veja a programação aqui

 

Quando acontece?

 

De 08 a 12 de agosto de 2018

Quarta-feira a partir das 18h

Quinta à Domingo, das 10h às 17h

Casa Amarela, Largo do Pelourinho


Tags da postagem

Evento literatura Poesia Edufba Salvador Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação flipelo

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar