Eduff tem um novo diretor

Professor do departamento de História passa a ocupar o cargo

Cadastrado em 09/07/2018 14:10
Atualizado em 09/07/2018 22:27

Notícia por ABEU

Eduff tem um novo diretor

O professor Renato Franco, do Programa de Pós-Graduação em História da UFF, é o novo diretor da Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff). Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Franco é mestre em História pela UFF e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Além da docência, o novo diretor da Eduff possui experiência também na área de editoração. Na Editora FGV, participou da elaboração de livros didáticos e foi coordenador da Coleção FGV de Bolso. Foi também vice-editor da revista "Tempo", uma publicação do Departamento de História da UFF.

Ciente dos desafios que se apresentam para as editoras universitárias brasileiras em geral, Franco afirma o compromisso com uma produção editorial de qualidade e com a divulgação da produção científica docente e discente da universidade. “O meu primeiro compromisso é de manter a qualidade do trabalho que caracteriza as produções da Eduff. É importante melhorarmos algumas fragilidades estruturais, para que a qualidade que foi atingida pelo trabalho de todos os editores anteriores esteja disponível para o maior número de pessoas possível. Os desafios das editoras universitárias são inúmeros. Chamo atenção para um aspecto que me parece crônico nas editoras universitárias brasileiras, e a Eduff não foge a regra, que é a questão da distribuição. A produção de livros é cara, o livro é caro e mal distribuído, de um modo geral, no Brasil inteiro. Eu sou convicto de que livro bom é livro que circula. É preciso melhorar a distribuição, pensar numa política mais séria de e-commerce e fazer com que os livros que são produzidos pela Eduff cheguem a todos os cantos do país. Outro desafio é o de construir um catálogo consistente, cujo compromisso é o de divulgar o conhecimento científico produzido por pesquisadores de ponta. Além disso, as editoras universitárias têm tido um papel importante na tradução de obras estrangeiras, integrando o conhecimento produzido em alguns dos principais centros de pesquisa do mundo. No cenário internacional, as boas editoras universitárias têm sempre uma política séria de traduções”, declarou o novo diretor da Eduff.

A nomeação de Renato Franco foi assinada pelo atual vice-reitor e futuro reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, com efeitos desde 1º de julho, por meio da Portaria nº 61.584, de 26 de junho 2018, publicada em 29 de junho do mesmo ano, no Diário Oficial da União.


Tags da postagem

eduff diretoria história pós-graduação novo diretor Nível de Informação Nível de Comunicação

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar