Lançamento da Eduneb relaciona a escravidão e o sertão baiano

Livro conta a história de casal dono de terras na região

Cadastrado em 10/09/2018 09:03
Atualizado em 10/09/2018 12:28

Notícia por ABEU

Lançamento da Eduneb relaciona a escravidão e o sertão baiano

"Gurgalha - Um coronel e seus dependentes no sertão baiano" (Morro do Chapéu, Século XIX), de Jackson Ferreira, conta a história do coronel Quintino Soares da Rocha e da dona Umbelina Adelaide de Miranda, que por quase cinquenta anos formaram o casal mais rico e poderoso de Nossa Senhora da Graça do Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

Até 1880, ano da morte do coronel, o casal teve à sua disposição mais de cem escravos. Além destes, tinham sob o seu domínio um grande número de libertos, homens livres, pobres ou não, e membros de suas famílias, formando um séquito numeroso e fiel de subalternos que impressionava os adversários do casal.

Patrimonialismo, escravidão e afetividade são algumas das noções presentes na reconstrução histórica desse casal e do seu espectro de influência.

Jackson Ferreira é doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, onde também cursou graduação e mestrado, ambos em História. Atualmente é professor assistente, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia.


Tags da postagem

Coronelismo poder escravidao Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação sertao historia relaçoes

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar