Leitura Virtual

A internet como apoio ao acesso ao livro universitário

Em 17/06/2019 00:31
Atualizado em 17/06/2019 11:52

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

As associadas da ABEU continuam com seus projetos relacionados diretamente às publicações digitais. Por isso, na coluna Leitura Virtual deste mês, vamos mostrar como é possível promover o acesso ao livro com apoio da internet e dos meios de publicação digitais.

Primeiramente, a Editora UEMG lançou "A Memória do Digital e outras questões das artes e museologia", de Pablo Gobira. O livro é resultado de um amplo debate ocorrido no Seminário de Artes Digitais, em Belo Horizonte, em abril de 2018, e reúne textos de diversos especialistas das artes, arquitetura e design para explicar e, ao mesmo tempo, questionar a capacidade das tecnologias digitais em realizar a preservação da memória cultural. A obra está disponível para download gratuito no portal da Editora UEMG.

Já "Juventudes Rurais e Desenvolvimento Territorial" é mais um e-book lançado pela Editora UFSM. A obra é organizada por Joel Orlando Bevilaqua Marin e José Marcos Froehlich, abarcando estudos que contemplam os diversos contextos regionais do país, tendo a figura do jovem como ponto de partida para o entendimento de mudanças sociais. São analisados os processos de construção social das juventudes rurais, os limites da agricultura familiar, as experiências desses jovens com políticas públicas, as relações de gênero e a participação em movimentos sociais rurais.  

Por fim, tem oportunidade de publicação para autores aspirantes. O Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da Unesp abriu inscrições para recebimento de originais. A iniciativa, realizada conjuntamente entre Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e Fundação Editora da Unesp, é voltada à disseminação digital da produção científica de docentes, discentes e egressos dos Programas de Pós-Graduação cujas áreas de avaliação constam da Classificação de Livros Capes: – triênio 2010-2012. Cabe a cada Conselho de Programa de Pós-Graduação mencionado no Anexo 1 do edital indicar até duas obras com embasamento teórico na área de Humanidades – dentre as produzidas por seus docentes, discentes e egressos – a serem submetidas ao processo de seleção até 15 de agosto de 2019. Após análise, as obras aprovadas serão divulgadas no dia 30 de março de 2020. O edital completo, a Ficha de Inscrição e a Ficha de Cadastro para download estão disponíveis no site da Editora Unesp: Edital 07/2019. As obras selecionadas ficarão disponíveis para download gratuito no site do selo Cultura Acadêmica.

 


Tags da postagem

Leitura Virtual e-books edital Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação