Catálogo Universitário

Na pausa entre jogos da Copa do Mundo, leituras sobre futebol

Cadastrado em 18/06/2018 02:26

Reportagem por ABEU

Catálogo Universitário

Um evento que mobiliza todo o país, gera reações acaloradas de todos os lados e só acontece a cada 4 anos não poderia deixar de ser tema na coluna Catálogo Universitário. Claro que não estamos falando das eleições gerais que ocorrem em outubro, afinal, o brasileiro tem comentado até demais sobre política nos últimos anos. Por isso, vamos tratar do outro evento de importância que ocorre esse ano e se iniciou agora em junho: a Copa do Mundo. E você vai ver aqui como o futebol pode render variadas análises, pesquisas e publicações das nossas editoras universitárias associadas.

A Edufba, por exemplo, tem a “Coleção É futebol”, totalmente dedicada a estudos sobre o nobre esporte bretão. Mas aqui vamos dar destaque específico a “Fazendo gênero e jogando bola”, de Envy Vieira Moraes. O livro fala sobre histórias de mulheres futebolistas baianas nas décadas de 80 e 90, e suas subjetividades. A partir do futebol praticado em Feira de Santana, a autora narra como as jogadoras puderam driblar em quadras e campos de futebol, reinventar suas histórias, superar preconceitos e diversos obstáculos, afirmando-se como mulheres do seu tempo.

Agora, tratando mais especificamente sobre a competição entre seleções que acontece este ano, a Eduerj tem o título “Copas do Mundo: comunicação e identidade cultural no país do futebol”. A obra discute a formação de epítetos como "pátria de chuteiras" e "país do futebol" e sua carga simbólica, buscando compreender como o futebol influenciou a construção da identidade nacional. Reúne 15 pesquisadores do meio acadêmico, com ensaios que abordam nove Copas do Mundo e uma Copa das Confederações. 

Para uma abordagem mais técnica do esporte em si, “Didática da Educação Física 3 – Futebol”, da Editora Unijuí, apresenta pesquisas acadêmicas e experiências em diferentes contextos da prática do futebol. Primeiro, o futebol não é mais apenas um jogo sobre o qual todos os torcedores e repórteres esportivos sabem tudo. O futebol deve ser considerado como um esporte, e necessita receber muito mais atenção científica e pedagógica para seu desenvolvimento do que vem recebendo até agora. Segundo, esta obra ocupou-se com o trato pedagógico do futebol, o seu ensino nas escolas ou "escolinhas de futebol", mostrando possibilidades e discutindo concepções teóricas pouco exploradas para o ensino deste esporte.

Depois dessas e outras leituras que você pode encontrar no acervo de nossas associadas, já dá para dar pitaco durante os jogos com muito mais propriedade.


Tags da postagem

catálogo universitário futebol Nível de Informação Nível de Comunicação