Catálogo Universitário

Para terminar um ano difícil com novas esperanças, livros sobre experiências de solidariedade e compaixão

Em 17/12/2018 12:02

Opinião por ABEU

Catálogo Universitário

2018 foi um ano de conflitos e disputas. De intolerância e desavenças. Por isso, na última coluna Catálogo Universitário deste ano decidimos aproveitar o momento de mais compaixão entre as pessoas para selecionar obras de nossas associadas que tratam de empatia e solidariedade. Você vai conferir aqui livros que trazem experiências bem-sucedidas de economia solidária, além de análises que buscam compreender nosso senso de comunidade. São leituras que podem te ajudar a entrar em 2019 com um pouco mais de esperança.

Primeiro, Da Compaixão à Solidariedade: uma genealogia da assistência médica”, publicado pela Editora Fiocruz, apresenta uma análise feita pela autora, Sandra Caponi, que vai da lógica da compaixão à lógica utilitarista, modalidades diferenciadas de intervenção sobre a saúde das pessoas e coletividades no século XIX e que, apesar de aparentemente antagônicas, estão mais próximas do que se possa imaginar. Analisa as motivações éticas a partir das quais se legitimaram diversas modalidades de assistência médica aos necessitados. Examina, também, a história de certas práticas e estratégias – a transformação do hospital em espaço médico, o papel da caridade e da filantropia e o nascimento da família moderna como agente de controle médico das populações. Constitui-se, assim, importante reflexão sobre os limites das duas estratégias das políticas assistenciais.

“A descoberta dos vínculos sociais: os fundamentos da solidariedade”, da Editora Unisinos,  discute essencialmente o tema contemporâneo da prospecção de possibilidades de uma economia solidária. Mostra alternativas recentes para acionar princípios de ação promotores de laços e que impulsionam a solidariedade. Por suas páginas o leitor terá ocasião de descortinar fundamentos primordiais de uma vida humana com fundação na solidariedade.

Outro título da mesma coleção do livro acima é “Solidariedade e ação coletiva - Trajetórias e experiências”, também da Editora Unisinos. Vemos neste livro um conjunto de experiências marcantes de solidariedade, cuja característica comum foi terem cumprido um papel historicamente decisivo ou ainda permanecerem vivas, em diferentes países e continentes, como alternativas aos modos de vida dominantes. A sua análise comparativa demonstra que o solidarismo vem de longa data e possui proveniências distintas, cujos fios se entrelaçam e ganham excepcional vigor em determinados momentos, como vemos hoje nas formas solidárias de economia, com seu notável poder de revitalização de ideais emancipatórios.


Tags da postagem

catálogo universitário dicas de leitura Solidariedade Nível de Informação Nível de Comunicação compaixão empatia