Catálogo Universitário

Em meio ao debate sobre os cortes nas universidades, livros sobre gestão pública e educação

Cadastrado em 21/05/2019 08:25

Reportagem por ABEU

Catálogo Universitário

Mais uma vez, as ações do atual governo acabaram por pautar o debate público: afinal, são justos e coerentes os cortes no orçamento das universidades federais? Independente da sua posição sobre o tema, acreditamos que um assunto como esse exige maior aprofundamento para que leviandades não sejam proferidas de forma inconsequente. Por isso, a coluna Catálogo Universitário desse mês traz algumas sugestões de leitura sobre gestão e políticas públicas para educação. Esta é uma pequena contribuição para as discussões sobre o cenário atual, mas que pode abrir os seus olhos para as formas como o setor é conduzido no país.

Para começar, “Política pública: interface entre trabalho e gestão escolar”, da Edunioeste (Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná),  aborda a questão da política pública como uma forma que o Estado tem de criar mecanismos para organizar e gerir a escola pública, de acordo com determinado padrão organizacional, implementando políticas sociais/educacionais que venham ao encontro dos interesses do próprio Estado capitalista e, por conseguinte, venham naturalizar e consolidar esse padrão. Nessa direção, esta obra apresenta a interface com o trabalho no âmbito da organização curricular, da própria gestão e da política educacional para o ensino superior, tendo em vista a formação de sujeitos voltada para a sustentação do capitalismo, como forma de melhor explorá-los, distanciando-se de uma formação na perspectiva do homem omnilateral.

Outras boas noções são oferecidas por “Gestão democrática da escola pública: a experiência do governo das mudanças”, da EDUECE (Editora da Universidade Estadual do Ceará). Sabedora dos desafios do ato de pesquisar, a autora, Jeannette Pouchain Ramos, delimitou como objeto de estudo a relação entre educação, política e democracia. A escolha pelo governo das mudanças no Ceará traduziu-se na realidade em que a autora estava inserida e na possibilidade de contribuir no processo de democratização da escola pública.

Por fim, indicamos “Gestão de organizações públicas: Estado, burocracia, ética e economia do setor público - Volume 2”, publicado pela EdUFSCar. Não se pode mais ignorar a necessidade de melhoria da gestão das organizações públicas. Movimentos como a nova Gestão Pública – além de outros movimentos de modernização do Estado – fizeram surgir a preocupação com questões relativas à eficiência, à qualidade, à efetividade e à participação democrática. Ainda que possam ser feitas críticas a esses movimentos, a valorização da gestão se tornou evidente. Para isso, é necessária a adoção de novas concepções e abordagens sobre a gestão das organizações públicas. Este livro, o segundo volume de uma série, é resultado de uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo é disseminar conhecimentos e instrumentos de gestão para desenvolver capacidades de identificação, caracterização, análise e resolução de problemas comuns às organizações públicas. Neste volume são discutidos temas relativos ao papel do Estado e sua burocracia, à economia do setor público, política e ética no serviço público.

 


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