Catálogo Universitário

Leituras para junho: o São João como tema de pesquisa

Cadastrado em 23/06/2019 12:55

Reportagem por ABEU

Catálogo Universitário

A cultura brasileira é enriquecida por uma série de festividades e manifestações regionais, muitas das quais têm raízes em comemorações religiosas. É o caso do Carnaval, que em termos de popularidade é seguido de perto pelos festejos juninos, que apresentam ainda mais força no Nordeste. Na coluna Catálogo Universitário deste mês, portanto, vamos trazer duas dicas de leitura para entender a importância do São João para o país.

Primeiramente, temos “São João na cidade: ensaios e improvisos sobre a festa junina”, da Editora UFPB. Nesta obra, Luciana Chianca se debruça sobre as festas juninas para retratar, sob uma ótica bem particular, as mais diversas curiosidades a respeito do tema. Seus textos tratam da música, especialmente do forró, das comidas típicas, das roupas tradicionais, dos hábitos ligados aos fogos de artifício, entre outros elementos das festividades.

Um olhar mais crítico está em “Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano”, publicado pela EDUFBA. Fruto de uma pesquisa de doutorado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), esta publicação apresenta o viés mercadológico das festas privadas, de “camisa”, que, por vezes, são contrabalançadas pelo espaço festivo - ainda que residual - dos terreiros frontais das casas ou das trilhas rurais, ao tempo que as festas nos espaços públicos, como em praças, são também espaços de expressão para manifestações culturais de caráter local e regional.


Tags da postagem

catálogo universitário São João Nível de Informação Nível de Comunicação festa junina