Catálogo Universitário

Leituras sobre engenharia florestal para profissionais e demais interessados

Em 21/07/2019 22:32

Reportagem por ABEU

Catálogo Universitário

Praticamente todas as ocupações têm um dia no calendário dedicado aos seus profissionais. Esse reconhecimento se deve justamente para valorizar profissões cujas práticas nem sempre são conhecidas da maioria das pessoas. Em 12 julho, por exemplo, é celebrado o Dia do Engenheiro Florestal. E justamente para dar o devido prestígio a esses especialistas que contribuem com soluções para o manejo sustentável do meio ambiente, vamos sugerir leituras na coluna Catálogo Universitário voltadas aos engenheiros florestais, mas que também podem ser de interesse daqueles que querem conhecer mais sobre temas relacionados à preservação ambiental.

Primeiro, temos “Alternativa agroflorestal na Amazônia em transformação”, da Embrapa. Ultimamente, os sistemas agroflorestais (SAFs) são mencionados com mais incidência em programas de políticas públicas que disseminam alternativas economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas, para o uso de áreas já abertas na Amazônia. Contudo, a adoção da alternativa agroflorestal na região Amazônica ainda está distante de ser consolidada. Problemas relacionados à infraestrutura regional, às restrições do mercado de produtos agroflorestais e às limitações no crédito rural dificultam a adoção de SAFs por produtores familiares na Amazônia, que veem suas demandas inatendidas por tecnologias que viabilizam a produção agroflorestal numa escala suficiente que lhes garanta a segurança alimentar e o gradual fortalecimento da condição de vida da família. É sobre essa realidade que o livro, organizado pela Embrapa e pelo Centro Mundial Agroflorestal, constitui um esforço coletivo de um contingente significativo de autores das mais variadas formações acadêmicas e inserções profissionais, empenhados no fortalecimento de uma proposta agroflorestal para a Amazônia.

“Gestão e controle da qualidade na atividade florestal”, da Editora UFV, é fruto de um trabalho de mais de 20 anos de experiência na área de Qualidade no Setor Florestal. Retrata uma visão prática da utilização de conceitos e ferramentas que devem ser usados no intuito de melhorar a qualidade das atividades produtivas do setor. O livro está dividido em três partes. Na primeira, faz-se um breve histórico da Qualidade e de que modo ela foi desenvolvida no setor florestal. Nesta parte ainda são trabalhados os conceitos, a matriz e as ferramentas, que são orientações básicas para o desenvolvimento de qualquer sistema de qualidade. Na segunda parte são descritos os conteúdos básicos para a implantação de um programa de qualidade, indo desde a padronização e controle de qualidade das principais operações florestais até a obtenção da certificação. Na terceira parte, incorporaram-se alguns "causos", que são utilizados no desenvolvimento dos conceitos e na implementação de programas de qualidade nas empresas.

Por fim, o “Manual para análise de inventário florestal e equação de volume em projetos de manejo florestal sustentável – PMFS”, da EDUFRA, compõe os horizontes de execução das políticas públicas estaduais voltadas para a normatização dos procedimentos e planejamento do manejo sustentável dos recursos florestais do estado do Pará. Deverá, portanto, ser útil aos estudantes de engenharia florestal das universidades, no sentido de fornecer conhecimentos técnicos inovadores voltados à realização necessária de inventários florestais que irão favorecer a elaboração de planos de manejo, mais precisos e mais voltados à garantia da sustentabilidade dos recursos florestais.


Tags da postagem

catálogo universitário meio ambiente engenharia florestal desenvolvimento sustentável qualidade florestal