Voz do Autor - Gerson Leite de Moraes

Voz do Autor - Gerson Leite de Moraes

Em 24/08/2015 00:00

Notícia por ABEU

Voz do Autor - Gerson Leite de Moraes

Nesta semana, na coluna A Voz do Autor, conversamos com o professor Gerson Leite de Moraes, que recentemente publicou o livro Entre a Bíblia e a Espada pela Editora Mackenzie. Bacharel em Teologia, o prof. Gerson possui ainda graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie , além de Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas , Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sua obra em destaque nesta entrevista de hoje trata da importância do pensamento calvinista para o Estado moderno, passando pelas origens da vida igualitária e laica. Buscamos então mostrar um pouco mais dessa influência de Calvino.


1. Prof. Gerson, levando em conta o conteúdo de sua última obra publicada pela Editora Mackenzie, Entre a Bíblia e a espada, quais os conceitos fundamentais de João Calvino para o pensamento ocidental moderno?

João Calvino é importante em muitas áreas, tais como, Educação, Direito, Política e, principalmente em Teologia, mas pode-se afirmar, com certeza, que Calvino e o pensamento calvinista, têm uma grande importância na construção do Estado Moderno. Um grande historiador afirmou que Calvino deu ao mundo o Homo Reformadus, que a partir dos seus valores cristãos, extremamente arraigados e, sua compreensão sobre vida ascética e intramundana, deram uma nova compreensão sobre a participação dos seres humanos no que tange à organização social.

2. O senhor acredita que a atual formatação dos Estados modernos tem influência do pensamento calvinista?

O pensamento calvinista deixou como legado para a formação do Estado moderno, noções como, contrato social, governo representativo e principalmente, o Direito de Resistência a um governo tirânico. Ninguém deve se submeter a um governo despótico e cruel que não respeite os direitos fundamentais do homem.

3. Por fim, que outros filósofos o senhor acredita que se equiparam a João Calvino na contribuição para as noções de democracia e ética?

Calvino era eminentemente um teólogo, mas com certeza, todos os grandes filósofos posteriores a ele, - nascidos em países protestantes ou católicos, ligados ao cristianismo ou renegando-o - tiveram que dialogar com o seu pensamento, diretamente ou indiretamente. Seu pensamento era seminal.


Tags da postagem

Ordem e Eficiência Comportamento Social Nível de Informação