Voz do Autor - Sandra Delgado Pagnoncelli,

Voz do Autor - Sandra Delgado Pagnoncelli,

Em 14/09/2015 00:00

Notícia por ABEU

Voz do Autor - Sandra Delgado Pagnoncelli,

Mesmo com a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, esta semana trazemos mais uma entrevista no quadro A Voz do Autor. Falamos hoje com Sandra Delgado Pagnoncelli, autora do livro Fundamentos Interdisciplinares do Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais em Odontologia, lançado em agosto pela Editora da PUC-RS. Dentista, a autora traz neste livro uma discussão franca sobre o atendimento às pessoas com necessidades especiais. A obra busca retirar alguns mitos sobre esses pacientes e, portanto, acaba sendo elucidativo para estudantes e profissionais de quaisquer especialidades médicas.


1)Levando em conta o estudo realizado em seu mais recente livro, Fundamentos Interdisciplinares do Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais em Odontologia, qual você acredita que é o principal desafio no momento de prestar o atendimento adequado para esses pacientes?

O principal desafio é entender o TODO do atendimento. Não direcionar o plano de tratamento apenas para a parte técnica do atendimento, mas sim envolver todas as questões levantadas no livro para que este atendimento faça a união do lado humano com o lado técnico.

2)Culturalmente, o preconceito com indivíduos portadores de necessidades especiais ainda perdura em nossa sociedade. Como você acredita que é possível sensibilizar os profissionais de odontologia para lidar com este paciente?

Primeiro, pretendo desmistificar o conceito de pacientes com necessidades especiais. Parentes, amigos, pacientes que normalmente atendemos e que não conceituamos como especiais, podem fazer parte deste grupo apenas por apresentarem alguma limitação ao atendimento normal. como por exemplo, o uso de alguns medicamentos. O profissional passa a perceber que quem temia, está ao seu lado e já faz parte de sua vida profissional. Segundo, mostro aos profissionais o beneficio enorme que eles podem trazer com pequenas atitudes clínicas, transformando o desconforto em prazer, o mau hálito em possibilidade de aproximação de pessoas e a tristeza em sorrisos especiais.

3)Por fim, a obra tem como grande diferencial o seu formato de apresentação literária, que se distancia da rigidez por vezes comum à academia. Por que optar por esta escrita mais leve? Quais eram as intenções por trás dessa abordagem?

O livro busca, através de sua formatação, mostrar a sua real intenção. Já na escolha da capa, ele demonstra que é uma obra que visa inovar conceitos, não tendo as características fotos de pacientes especiais clinicamente visíveis, ou então, figuras de objetos odontológicos. A colocação de cartas de próprio punho de mães destes pacientes entre os capítulos, aproxima o leitor da realidade vivida por estas pessoas. As fotos,por sua vez, buscam a visualização do real e as tabelas, a organização visual do científico. A linguagem utilizada é a da terminologia científica aliada à capacidade do leitor de compreender o contexto de forma clara e objetiva.


Tags da postagem

Ordem e Eficiência Comportamento Social Nível de Informação