"A falência" é o mais novo lançamento da Editora Unicamp

Obra é um dos clássicos da literatura brasileira do início do século XX

Cadastrado em 08/02/2019 16:40
Atualizado em 11/02/2019 15:13

Notícia por ABEU

"A falência" é o mais novo lançamento da Editora Unicamp

A Editora da Unicamp lançou recentemente a obra "A falência", de Júlia Lopes de Almeida. Publicado originalmente em 1901, a autora inaugura a integração de nossa literatura ao século XX. Ao dar esse passo na direção dos novos tempos, faz um balanço do que ocorrera até então. Como sugere o título, identifica resultados negativos: o Brasil libertara os escravizados, mas permanecia racista; as mulheres não alcançavam sua emancipação; persistiam a desigualdade social e a hipocrisia moral.

Contudo, "A falência" não é um tratado de economia ou de sociologia, mas um romance muito bem armado. A partir da história de Francisco Teodoro e seus familiares, amigos, amantes e agregados, a autora ilumina e entrecruza suas respectivas trajetórias. Desse tecido bem articulado resulta uma narrativa ágil, que conquista o leitor, ao qual resta apenas a vontade de seguir em frente, para conhecer seus destinos.

Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) teve atuação de relevo na ficção brasileira desde os primeiros anos da República até sua morte.


Tags da postagem

#editoraunicamp Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Comunicação #literatura

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar