Editora UFRJ lança livro sobre sistema partidário brasileiro

Obra questiona a ideia de que o excesso de partidos compromete nossa política

Cadastrado em 13/05/2018 10:11

Notícia por ABEU

Editora UFRJ lança livro sobre sistema partidário brasileiro

O livro "A difusão parlamentar do sistema partidário: exposição do caso brasileiro" é o mais recente lançamento da Editora UFRJ. Escrita pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, com a colaboração de Fabrícia Corrêa Guimarães, a obra questiona, tanto do ponto de vista teórico quanto empírico, o senso comum de que o excesso de partidos compromete a seriedade de nosso sistema partidário.

Ao longo de 190 páginas o autor analisa o sistema político brasileiro, a partir da constituição de 1988, com foco nos resultados eleitorais dos pequenos partidos, também identificados pela imprensa, genericamente e com sentido negativo, como “partidos de aluguel”. Wanderley Guilherme argumenta que é um equívoco delegar a eles a responsabilidade pela falta de credibilidade do sistema eleitoral.

Segundo seu estudo, essa falta de credibilidade estaria relacionada ao cartel partidário formado pelos chamados “grandes partidos”, que podem aprisionar a diversidade nacional.  As pequenas legendas, ao contrário, teriam o papel de impedir a consolidação desse cartel.

Já é possível adquirir o livro no site da editora.

Fonte: Ascom Editora UFRJ


Tags da postagem

Editora UFRJ política lançamentos Nível de Informação Nível de Comunicação partidos

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar