Editora Unicamp lança obra sobre formação do "português brasileiro"

Coletânea traz análises sobre a história do nosso idioma

Em 13/05/2019 09:33
Atualizado em 13/05/2019 14:51

Notícia por ABEU

Editora Unicamp lança obra sobre formação do "português brasileiro"

"Português brasileiro - Uma segunda viagem diacrônica", lançamento da Editora Unicamp, examina, em perspectiva histórica, tópicos de pesquisa essenciais nos estudos linguísticos: sujeitos nulos, concordância, pronomes clíticos, objeto nulo, construções relativas e outros aspectos da sintaxe do português brasileiro. A coletânea apresenta grande riqueza comparativa, cotejando a história do português com a história do inglês e discutindo o papel do contato com línguas africanas do grupo Bantu na emergência da variante brasileira.

A obra tem um antecedente ilustre, o livro "Português brasileiro: Uma viagem diacrônica", organizado por Ian Roberts e Mary A. Kato, que iniciou, há um quarto de século, os estudos diacrônicos sobre o português brasileiro, dentro da linha formal e variacionista, com uma equipe que contou com alunos de doutorado em linguística da Unicamp, além dos professores Fernando Tarallo, Charlotte Galves, Mary A. Kato e Ian Roberts. O presente volume é, assim, uma nova viagem diacrônica, trazendo, na equipe de pesquisadores, não mais doutorandos, mas professores afiliados a universidades em todo o país.


Tags da postagem

editora unicamp linguistica historia coletanea lançamento Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação portugues