Eduff lança livros sobre estudos de linguística e língua portuguesa

São quatro coletâneas organizadas por pesquisadores da área

Em 26/01/2018 13:21
Atualizado em 30/01/2018 00:30

Notícia por ABEU

Eduff lança livros sobre estudos de linguística e língua portuguesa

Os livros “Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso”, “A língua portuguesa no Brasil e em Portugal: o caso das orações relativas” , “Funcionalismo linguístico: diálogos e vertentes” e “Indizível, ininteligível e imperceptível: o sujeito contemporâneo e seus arquivos” integram o hall das pesquisas publicados pela Editora da Universidade Federal Fluminense que se dedicam ao estudo da língua portuguesa em suas diversas abordagens.

 

Resultado de pesquisas representativas da Teoria Semiolinguística, “Análises de um mundo significado”, de Beatriz Feres e Rosane Monnerat, reúne artigos que lançam as bases da teoria da Análise do Discurso. As autoras pretendem suscitar reflexões e estimular o público a partir da noção dos implícitos produzidos no processo sociocomunicativo e das problematizações dos conceitos nas análises.

 

Em “A língua portuguesa no Brasil e em Portugal”, Eduardo Kenedy trata das constantes modificações da língua portuguesa pelos seus falantes. Com o olhar sobre as orações relativas preposicionadas, o autor buscou evidências empíricas para analisar as preposições e seus usos no português do Brasil e em outros dialetos do idioma. Kenedy exprime como as escolhas da fala e escrita refletem as percepções sobre a vida.

 

Já “Funcionalismo linguístico: diálogos e vertentes”, organizado por Mariangela Rios de Oliveira e Maria Maura Cezario, reúne informações teóricas e metodológicos consistentes de diferentes perspectivas dentro da linguís­tica funcionalista para a compreensão da linguagem. Demonstra, também, a aplicação da teoria na análise de fenômenos da língua portuguesa, em particular.

 

Por fim, “Indizível, ininteligível e imperceptível: o sujeito contemporâneo e seus arquivos”, organizado por Bethania Mariani, Carla Barbosa Moreira, Juciele Pereira Dias e Maurício Beck, aborda a “Análise do Discurso Francesa” e estuda a posição do sujeito no contemporâneo. Partindo das discursividades, o livro trata do real como espaço de desestabilização da língua, da história e do sujeito, sempre em tensão com a produção de sentidos.

 

Fonte: Ascom Eduff


Tags da postagem

eduff Estudos linguisticos lingua portuguesa lançamentos Nível de Informação Nível de Comunicação