Eduff publica manuscritos do século XIX

Autora é professora de jornalismo

Em 22/03/2019 12:58
Atualizado em 25/03/2019 14:38

Notícia por ABEU

Eduff publica manuscritos do século XIX

A Eduff lançou "Os manuscritos do Brasil", coletânea organizada pela professora de jornalismo da UFF e da UFRJ, Marialva Barbosa, e que será lançada na próxima quinta-feira, 28 de março, na Livraria Icaraí, em Niterói.

Com tiragens mínimas, geralmente com apenas um exemplar, a maior parte dos manuscritos era voltada para críticas, sátiras e conteúdos eróticos ou difamadores. Embora em números reduzidos, os periódicos chegavam a muitos leitores, passando de mão em mão, além de comumente serem afixados em locais públicos destinados à leitura coletiva. Apesar de as condições de circulação e de produção terem dificultado a sobrevivência desses manuscritos, geralmente expostos às intempéries da natureza, lidos em grupo, alvos de manuseio extensivo, "Os manuscritos do Brasil" traz para os leitores duas dúzias desses jornais que juntos formam o que se chama de "a ordem comunicacional manuscrita".


Tags da postagem

eduff lançamento Conhecimentos Técnicos Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação manuscritos xix seculo