Lançamento da Editora Unesp divulga relatos astecas do período da conquista

Textos foram traduzidos do idioma asteca

Em 07/06/2019 13:12
Atualizado em 10/06/2019 16:21

Notícia por ABEU

Lançamento da Editora Unesp divulga relatos astecas do período da conquista

"Relatos Astecas da Conquista", lançamento da Editora Unesp, de Georges Baudot e Tzvetan Todorov, busca corrigir a distorção causada pela ideia de que "a história é escrita pelos vencedores". A obra reúne textos escritos durante o período da conquista da América pelos espanhóis, escritos do ponto de vista da civilização colonizada, no "calor da invasão".

O que o leitor tem nas mãos é a seleção cuidadosa, com traduções inéditas e integrais feitas a partir do original nauatle, que se apresentam primeiro, ou de versões espanholas do século XVI, em seguida. Entremeados por comentários pontuais sempre com vistas a dissipar quaisquer dúvidas, os relatos se apresentam com ricas ilustrações que acompanhavam os manuscritos produzidos à época. “Desse modo, o leitor poderá captar a forma original dos relatos e seu sentido atual, podendo apreciar os traços excepcionais de um passado ao mesmo tempo remoto e próximo”, escrevem Baudot e Todorov.



Tags da postagem

edunesp lancamento Mexico espanha Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação america descobrimento asteca