Lançamento da Editora Unesp problematiza a astrologia

Tradução inédita é bilíngue com texto em grego e em português

Em 17/06/2019 09:47
Atualizado em 17/06/2019 11:53

Notícia por ABEU

Lançamento da Editora Unesp   problematiza a astrologia

A Editora Unesp lançou uma tradução inédita de "Contra os astrólogos", de Sexto Empírico, filósofo grego cuja obra se voltou majoritariamente a construir argumentos dirigidos contra doutrinas filosóficas e, assim, denunciar os supostos fundamentos de crenças rigidamente arraigadas. O presente texto problematiza “a suposta capacidade de associar os eventos celestes aos acontecimentos ligados às vidas dos homens, como se aqueles pudessem fornecer, para estas, suas origens, causas e predições seguras”.

Ao elaborar suas críticas, Sexto fornece minuciosas informações sobre as astrologias da época e propõe uma distinção entre a astrologia, com suas pretensões cosmológicas e antropológicas, e uma forma de astronomia que consiste apenas em observar os fenômenos celestes e codificá-los pragmaticamente. Com isso, o cético acaba por prenunciar uma concepção empírico-experimental de ciência, à maneira dos modernos.  


Tags da postagem

Filosofia ciencia Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação astrologia grecia antiguidade