Novo título da Eduerj é lançado em diversos eventos

Livro investiga as influências da literatura italiana nas obras de Machado de Assis

Em 25/04/2016 12:20
Atualizado em 26/04/2016 11:54

Notícia por ABEU

Novo título da Eduerj é lançado em diversos eventos

O livro “Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura”, da professora Sonia Netto Salomão traz uma reconstrução do contexto italiano no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX através da investigação de leituras de Dante, Machiavel, Leopardi e da história romana, na produção machadiana, a fim de destacar como a condição de frequente espectador das óperas e do teatro dramático italiano influenciou o autor carioca. O ensaio é dividido em três partes, cujos objetivos principais são: observar os mecanismos de diálogo de Machado com o leitor e o crítico; analisar a ironia no tecido retórico da narrativa machadiana; e rever a relação do escritor em questão com a cultura italiana, representada na literatura, história, teatro e ópera.

O livro será lançado em diversos eventos ao fim de abril e início de maio. O primeiro deles é o 16º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa (http://www.ippucsp.org.br/), que acontece na PUC-SP, em Perdizes, na cidade de São Paulo, no dia 28 de abril, quinta-feira, às 18h30. Os outros dois eventos de lançamento acontecem no Rio de Janeiro, nos dias 04 e 06 de maio. Na próxima quarta-feira, dia 04 de maio, na Biblioteca Nacional do Brasil, a Profª. Sonia Salomão apresentará seu livro, em mesa-redonda coordenada pelo Prof. Renato Lessa (Diretor da FBN), com participação dos professores José Luis Jobim (UFF) e João Cezar de Castro Rocha (UERJ). Já no dia 06 de maio, sexta-feira, o livro será lançado na Livraria Travessa do Shopping Leblon, às 19h.


Tags da postagem

Machado de Assis eduerj Rio de Janeiro Biblioteca Nacional Nível de Informação Nível de Comunicação Cosmopolitismo / Idiomas 16º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa