Leitura Virtual

Lançamentos de livros digitais e 20 anos do portal SciELO marcaram o mês de abril

Cadastrado em 14/05/2018 17:43

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

A coluna Leitura Virtual sempre atualiza as principais notícias envolvendo a produção digital das editoras universitárias. E temos muito para relembrar do mês de abril, que teve lançamentos de e-books, novas editoras no SciELO e outros fatos importantes.

Pra começar, tivemos o lançamento da obra paradidática "Ka'aguy pora'i" pela Editora UFGD. A obra trata do mito guarani que foi contado pela rezadora (nhandesy) Tereza Martins Espíndola e sua filha, Isaura Espíndola, e é resultado das pesquisas de uma equipe coordenada em Dourados pela profa. Teodora de Souza Guarani. O livro está disponível para download em formato PDF no catálogo da editora: https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/catalogo

Também teve o lançamento da Editora Argos, o e-book "Valorização da produção acadêmica no fortalecimento da universidade", mesmo tema do VI Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIEPE) da Unochapecó. A obra apresenta a seleção de 247 artigos científicos selecionados entre 315 trabalhos submetidos no SIEPE. Além do recebimento de troféu e certificado de premiação, os autores foram contemplados com a publicação do resultado de suas pesquisas e/ou práticas acadêmicas no livro digital. Os interessados podem acessar o conteúdo, diretamente no site da Argos.

Ainda tivemos motivos para comemorar o contínuo sucesso da Rede SciELO, que chega aos 20 anos e é provavelmente a mais importante no que diz respeito à cooperação internacional em comunicação científica. A plataforma é, também, multidisciplinar, multilingue e tem acesso aberto. A rede está presente em 15 países e publica anualmente cerca de 50 mil novos artigos, tendo no total mais de 600 mil que servem diariamente à população. A média de downloads por dia é de 1.5 milhões. 2018 dá início a uma nova fase que prevê o aperfeiçoamento e reposicionamento das funções dos periódicos, autores, índices bibliográficos e políticas de apoio à pesquisa e sua comunicação. No Brasil, o portal SciELO Livros abriga atualmente publicações em acesso aberto de 14 editoras universitárias associadas à ABEU, incluindo a Editora UFABC, a mais recente integrante da plataforma, que passou a incluir suas obras no site em abril. No total, a editora irá oferecer 10 títulos. 


Tags da postagem

Leitura Virtual e-books livros digitais SciELO Nível de Informação Nível de Comunicação

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar