Leitura Virtual

Diversos lançamentos de e-books chegam às editoras universitárias

Em 15/07/2018 23:11
Atualizado em 16/07/2018 22:06

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

As editoras universitárias brasileiras continuam a oferecer novas oportunidades de leitura em meios digitais. Em junho tivemos diversos lançamentos para plataformas de leitura virtual, totalizando 6 novos livros que podem ser baixados diretamente nos sites das editoras.

A Editora UFFS, por exemplo, especializada na publicação de e-books, trouxe 3 novos títulos para o seu catálogo. Primeiro, a obra “Tecnologia e o Mundo da Vida: do Jardim à Terra”, que é a primeira tradução para Língua Portuguesa do livro do filósofo americano Don Ihde. O responsável é o professor de Filosofia da Unviersidade Federal da Fronteira Sul, Maurício Bozatski. “Tecnologia e o Mundo da Vida: do Jardim à Terra” é a tradução de “Technology and the Lifeworld: From Garden to Earth” e trata das relações humano-tecnologia. É uma das mais importantes obras para a filosofia da tecnologia e pós-fenomenologia, escrita originalmente em língua inglesa, em 1990. Já “Dicionário Histórico-Social do Oeste Catarinense”, de autoria dos professores José Carlos Radin e Gentil Corazza, reúne 34 pequenos ensaios sobre temas relevantes do Oeste de Santa Catarina. Entre eles aspectos da história, da sociedade, da economia, da política e da cultura. Por fim, "História Ambiental e Migrações: Diálogos" é uma parceria com a Editora Oikos. Organizado por Eunice Nodaria, Marcos Gerhardt e Samira Moretto, a obra oferece uma contribuição para moldar o campo emergente da história ambiental das migrações. Para aqueles que se interessarem pelos títulos, todos já estão disponíveis para download nos formatos EPUB, PDF e MOBI.

A Editora UFSM também trouxe mais duas novas obras digitais para seu catálogo no último mês. "Discursos do corpo na arte - Volume II" traz uma análise fundamentada nas estratégias poéticas que envolvem, por um lado, a derrisão da autoridade masculina e a consequente afirmação da voz poética feminina. A esfinge na pintura de Franz Stuck traz para o centro da discussão a figura do feminino e sua representação. Já "O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo" é de autoria de Odailso Berté. Para Kahlo, entre o processo criativo e a experiência corporal, há uma fonte inesgotável de ideias e formatos. Inspirado nesse pensamento da pintora mexicana Frida Kahlo, a obra investiga a relação entre a criação artística e a vida.

Para finalizar, a Editora Unesp também disponibilizou mais um dos seus lançamentos para download gratuito. A compreensão do projeto econômico empreendido por um governo exige um exercício teórico e prático complexo, dada a multiplicidade de elementos sociais, políticos, históricos e estruturais. É partindo desse cenário que os economistas Ricardo Carneiro, Paulo Baltar e Fernando Sarti organizam a coletânea de artigos "Para além da política econômica". O objetivo é lançar luzes sobre a experiência recente de desenvolvimento econômico do Brasil, durante os governos Lula e Dilma, com especial destaque para este último período.   

Mais uma vez, quem segue a ABEU tem a oportunidade de conhecer diversos títulos acessíveis para lerem seus dispositivos digitais.


Tags da postagem

Leitura Virtual e-book lançamento coluna Nível de Informação Nível de Comunicação