Leitura Virtual

Eventos de editoras universitárias ajudam a promover livros digitais

Em 12/08/2018 12:39

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

Em um mês de menos lançamentos de livros digitais, nossas associadas apostaram em eventos para valorizar o seu conhecimento a respeito do mercado de e-books. É o que veremos na coluna Leitura Virtual deste mês.

No dia 04 de julho, a Argos Editora da Unochapecó promoveu a segunda edição do “Troca de Conhecimentos”, com o tema “Diálogos digitais”, realizado na Livraria Universitária. O evento contou com a participação do professor mestre Alexsandro Stumpf e do professor Adriano Larentes da Silva, autor da primeira obra com recursos multimídia no formato ePub desenvolvida pela Argos. “Fazendo cidade: memória e urbanização no extremo-oeste catarinense” apresenta hipertexto e inserção de áudio e vídeo, que estão acessíveis apenas em aplicativos de leitura, como no iBooks, disponível para tablet e iPad. Durante o evento foram abordadas as diferenças entre a obra física e a digital, os recursos multimídia e o que pode ser oferecido ao leitor como ferramenta para manter a atenção na obra e transformar a leitura em uma experiência totalmente inovadora. Aproveitando os recursos do e-Book, foram realizados alguns testes de usabilidade entre o e-Book e o livro físico: o trecho que era recitado da obra física por alguém do público depois era ouvido pelo áudio do e-Book e as interpretações eram comparadas. O bate-papo contou com alunos e funcionários da Unochapecó, público externo e teve transmissão ao vivo via Facebook, pela página da Argos. “Fazendo cidade” é uma obra de análise crítica e reflexiva que nos permite viajar ao passado para ver o presente com outros olhos. Seu foco é o extremo-oeste catarinense, principalmente a cidade de São Miguel do Oeste. Buscando entender o processo de construção, as memórias, os mecanismos de criação da cidade e os processos de exclusão social, retrata a história da região em diferentes momentos. Para baixar a obra, entre no site da Argos, clique na aba "E-books" e depois na opção "Grátis".

Já a Editora UFSC está realizando até o dia 31 de agosto, em sua livraria localizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, a sua tradicional “Feira do Livro da EdUFSC”. O evento ocorre duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo da universidade, e tem como objetivo proporcionar uma maior integração com a comunidade acadêmica e com o público em geral, oferecendo seus títulos a preços promocionais. Mas desta vez, a livraria virtual da EdUFSC, inaugurada em março deste ano, também fará parte do evento, apresentando as mesmas ofertas da feira para os leitores de todo o país, além de permitir que os leitores possam adquirir os livros digitais da editora, sejam os comercializados, sejam aqueles disponíveis em acesso aberto.

 


Tags da postagem

Leitura Virtual ebook livro digital Editora UFSC Argos Nível de Informação Nível de Comunicação