Leitura Virtual

Editoras modernizam seus acervos e garantem credibilidade com tecnologias digitais

Cadastrado em 10/09/2018 00:05

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

A coluna Leitura Virtual se mantém para que você continue atualizado sobre as ações das editoras associadas à ABEU no âmbito digital. Afinal, há sempre a oportunidade de adquirir um e-book gratuito, de ter acesso a mais conhecimento pela internet e de conhecer dicas sobre obras em acesso aberto. Por isso, aqui você vai ver o que teve de novidade nos acervos digitais das editoras universitárias durante o mês de agosto.

Tivemos mais um novo e-book. “Movimentos sociais, desenvolvimento regional e desafios contemporâneos” foi lançado pela Editora Argos e é resultado do “II Seminário Regional: Território, Territorialidades e Desenvolvimento Regional: os Movimentos Sociais”. O evento aconteceu em 2016 na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e contou com a promoção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e copromoção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da mesma instituição. O objetivo das pesquisas contempladas pelo e-book é analisar alguns desafios e dilemas confrontados pelos movimentos sociais populares, propondo debater com o meio acadêmico, profissional, militantes dos movimentos sociais e com a sociedade civil as pesquisas, as experiências e as ações políticas, econômicas e culturais na perspectiva do desenvolvimento territorial e regional. A obra conjuga a produção e a difusão de conhecimentos que emergem do campo acadêmico e profissional, na interlocução com a dinâmica regional, em especial a dos movimentos sociais. Para baixar, entre na aba “e-Books” e depois em “Grátis” no site da Argos.

Além disso, teve associada trazendo inovação por meio das tecnologias digitais. A Editora UFSM implantará, a partir do próximo mês, o DOI - Digital Object Identifier - em todos os materiais publicados em formato eletrônico. Esse código funciona como um identificador único e permanente de um documento digital, facilitando a sua localização na web. Além disso, também é utilizado pelos órgãos de fomento para identificar a produção científica de um autor. Além do DOI, os livros da Editora também passarão agora por um detector de plágio. Trata-se de um processo de rastreamento e checagem de possíveis casos de plágio e autoplágio nos materiais, o que garantirá maior qualidade e credibilidade aos livros publicados. A Editora recentemente se associou à CrossRef, principal agência de atribuições de DOIs no mundo. Essa ação faz parte do permanente processo de qualificação da Editora da UFSM no cenário editorial acadêmico. 


Tags da postagem

Leitura Virtual livro digital e-book ebook plágio digital Nível de Informação Nível de Comunicação

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar