Leitura Virtual

Novos e-books e mais acesso ao conhecimento

Em 16/10/2018 00:22

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

É possível que você esteja perdendo ótimas oportunidades de adquirir livros digitais gratuitamente ou a preços muito acessíveis. É por isso que mantemos a coluna Leitura Virtual: as associadas da ABEU apostam no acesso ao conhecimento na difusão da produção acadêmica das universidades brasileiras, e então todo mês reunimos aqui as principais notícias sobre e-books e outros assuntos relacionados. Confira as novidades mais recentes:

O livro "Planejamento e gestão territorial: a sustentabilidade dos ecossistemas urbanos", da EdiUnesc, foi lançado no dia 12 de setembro, na Unesc, durante o Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial - SPPGT 2018. A obra tem os formatos impresso e e-book, que pode ser acessado no catálogo online da editora. O título é resultado do VII Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial - SPPGT, ocorrido em 2017, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, composto por 23 capítulos que se identificam com temas de áreas específicas e transitam em outras áreas afins do seminário e do próprio livro. São artigos das áreas de Arqueologia, Arquitetura, Biologia, Engenharia, Geografia e Ciências Ambientais.

Um motivo para comemorar e você descobrir novos títulos: a EDUEPB ultrapassou a impressionante marca de 4 milhões de downloads de livros digitais na plataforma SciELO Livros. Com a divulgação de mais um balanço da quantidade downloads nas plataformas onde os livros digitais estão hospedados, os números revelaram que a EDUEPB tem crescido no SciELO Livros, rede que conecta as plataformas Amazon, Google Play e Kobo, nas versões de acesso livre. Trata-se de um reconhecimento da importância tecnocientífica das obras publicadas pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba. Os dados atualizados confirmam o potencial que a EDUEPB atingiu ao longo dos últimos cinco anos. Assim, a editora ocupa a quarta colocação em número de downloads em todo o Brasil, no ranking das 120 editoras universitárias existentes no país e integrantes da rede. A obra publicada pela EDUEPB recordista de downloads é “Tecnologias Digitais na Educação”, organizada pelos professores Robson Pequeno, Carolina Cavalcanti, Eliane Moura e Filomena Moita, que superou a marca de 1 milhão de acessos.

Ainda falando da plataforma SciELO Livros, mais três publicações do catálogo da Editus – Editora da UESC integram o site. Estão disponíveis para o público tanto em formado PDF quanto em e-pub os títulos: "Ferramenta lúdica e didática para o ensino da Língua Brasileira de Sinais", do Prof. Melquideseque Oliveira Silva Almeida; "Práticas dialógicas de linguagem: possibilidades para o ensino de língua portuguesa", organizado pela Prof.ª Isabel Cristina Michelan de Azevedo; e "Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias", organizado pelas professoras Leila Pio Mororó, Maria Elizabete Souza Couto e Raimunda Alves Moreira de Assis. Desde o ano passado, a Editus integra uma das maiores bibliotecas eletrônicas de publicações científicas do mundo. Conta até o momento com 102 autores cadastrados e cerca de 143 mil downloads. 


Tags da postagem

Leitura Virtual Editus SciELO Livros SciELO Ediunesc ebook livro digital Nível de Informação Nível de Comunicação