Leitura Virtual

Conheça as últimas iniciativas das editoras universitárias para o acesso ao livro na internet

Cadastrado em 12/11/2018 00:29

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

Quem acompanha a ABEU sabe que a promoção do acesso ao conhecimento é um dos principais propósitos das editoras universitárias. Afinal, são elas que publicam os estudos e pesquisas elaborados dentro das universidades brasileiras e, portanto, devem devolver à sociedade o que é produzido visando ao seu interesse. A coluna “Leitura Virtual” é mais um esforço no sentido de mostrar ao público leitor que há formas ainda mais fáceis de adquirir os livros dessas editoras: através dos e-books. Muitos desses livros digitais são gratuitos ou têm o preço mais baixo em relação à versão impressa. Por isso, mais uma vez, compilamos aqui um resumo das últimas ações de acesso ao livro pela internet promovidas pelas editoras universitárias.

A obra “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias”, publicada pela Argos Editora da Unochapecó, traz ao leitor uma reflexão e um aprofundamento das questões pertinentes aos métodos e às epistemologias envolvidas na pesquisa educacional. A obra reúne uma série de artigos publicados em várias revistas brasileiras e colombianas e também comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais, que têm em comum o estudo da problemática da pesquisa em ciências sociais e educação a partir da lógica e da epistemologia da produção científica. Além deste novo capítulo, a obra toda está revisada e atualizada, disponível no formato ePUB no site da Argos. Para baixar, entre na aba “e-Books” e depois em “À venda”. Além desta obra, a Argos possui mais e-books à venda disponibilizados no site.

Uma de nossas associadas ainda atingiu um importante marco em outubro: com a publicação de "Gimnospermas: Atlas Microscópico e Chave de Identificação", de Anelise Marta Siegloch e José Newton Cardoso Marchiori, a Editora UFSM ultrapassou a marca de 50 títulos disponíveis em formato digital. A publicação de e-books pela editora se iniciou no ano de 2014. Após quatro anos, já são 51 livros publicados nesse formato. Além de apresentar facilidades para o leitor, os livros digitais são em torno de 30% mais baratos do que os impressos, considerando que não geram custos de impressão e estocagem. Os e-books da editora podem ser adquiridos através dos sites da Amazon, FGV Editora, Google Play, iBook e iTunes, Livraria Cultura e Wook.

Para finalizar, a EdiUnesc lançou o livro didático "Formar Novos Rurais" em formato ePUB, disponível para download no site da editora. O liveo de Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaís Costa Guzzatti faz parte de uma importante iniciativa: o programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios. A obra se subdivide em quatro importantes módulos. No primeiro módulo são abordadas informações fundamentais sobre as mudanças que ocorreram no meio rural ao longo das últimas duas décadas, tais como a multifuncionalidade e a pluriatividade. No segundo são comentadas as oportunidades e horizontes que podem surgir para os(as) jovens. No terceiro módulo são tratadas algumas fontes potenciais para se conseguir dinheiro para empreendimentos no campo. E o último módulo aborda aspectos relacionados às possibilidades e ao planejamento de uma proposta empreendedora agrícola e não agrícola.


Tags da postagem

Leitura Virtual ebook epub download Argos Argos Editora da Unochapecó editora ufsm Ediunesc Nível de Informação Nível de Comunicação