Leitura Virtual

Muitos lançamentos de e-books e outras novidades

Em 10/12/2018 12:06

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

Estamos chegando ao fim do ano, mas as editoras universitárias continuam usando a internet com ainda mais força como ferramenta de divulgação das suas publicações e atividades. Tivemos lançamentos de e-books e outras ações que você pode conhecer aqui na coluna Leitura Virtual.

Primeiramente, em uma parceria inédita, a Editora UFSC, a TV UFSC e a Agecom da UFSC realizam entrevistas com autores que são veiculadas no YouTube. Batizado de "Livro em Cena", o programa trouxe em seu terceiro episódio a professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC (DLLE/CCE), Luciana Rassier, que pesquisa e traduz a obra de Salim Miguel desde 2004, entrevistando o autor. O projeto "Livro em Cena" visa demonstrar o processo criativo inicial dos autores e as publicações produzidas pela editora.


Como destacamos, também ocorreram lançamentos de livros digitais. Estão disponíveis mais dois títulos para download gratuito no Editus Digital. "Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias", organizado pelas professoras Leila Pio Mororó (DFCH- UESB), Maria Elizabete Souza Couto (DCIE - UESC) e Raimunda Alves Moreira de Assis (DCIE - UESC), e "Série movimentos sociais e educação Vol. 3: Educação e sua diversidade", organizado pelas professoras Arlete Ramos dos Santos (DCIE - UESC), Julia Maria da Silva Oliveira (DCIE - UESC) e Lívia Andrade Coelho (DCIE - UESC). O catálogo digital da Editus é um dos mais amplos das editoras universitárias, contendo 170 obras disponíveis para baixar.

A EdiUnesc também lançou o e-book "Perspectivas contemporâneas em Administração e Comércio Exterior", idealizado pelo Curso de Administração da universidade. Por meio dos organizadores, Júlio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Izabel Regina de Souza e Jucélia da Silva Abel, o livro tem a intenção de apresentar os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos, professores e membros vinculados aos Grupos de Pesquisa (GP's) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com ênfase em temas relativos à Administração e Comércio Exterior. A obra apresenta uma diversidade de temas, tais como: terceirização, relacionamento e fidelização de clientes, GAP de melhorias, endomarketing, acordos da OMC vinculados ao agronegócio brasileiro, ao despacho aduaneiro de importação, ao empreendedorismo e à inovação na América Latina, aos stakeholders, às relações de trabalho e à gestão do conhecimento em processos universitários.

Teve ainda lançamento da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Eles publicaram o livro digital "Reforma Trabalhista: Primeiras impressões", coordenado pelos professores Rosângela Themel (UNISUL) e Ricardo Calcini (PUC/SP). O e-book conta com 45 artigos de 51 autores de 11 estados que abordam os diversos aspectos da mudança no regime de trabalho no Brasil. O projeto é uma parceria entre a EDUEPB e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), que desde 2016 trabalham juntas e já publicaram o livro eletrônico "Doze lições de fato e de direito". "Reforma trabalhista" contém textos escritos por advogados, professores universitários, procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), juízes e desembargadores da Justiça do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de profissionais do mundo jurídico. Este novo livro será hospedado na plataforma SciELO, na qual a EDUEPB já conta com 45 obras digitais disponíveis e mais de 4,1 milhões de downloads.

Por fim,  a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e a Fundação Editora da Unesp lançaram oficialmente 14 livros digitais nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com acesso totalmente gratuito. Os novos 14 títulos já estão disponíveis na internet no formato Creative Commons (licença para uso não comercial, vedada a criação de obras derivadas) no site: www.culturaacademica.com.br. O Programa de Publicações Digitais foi criado em 2009, com trabalhos de docentes, pós-graduandos e pós-graduados, sendo selecionados pelos conselhos dos Programas de Pós-Graduação da Unesp. As obras escolhidas são editadas pelo selo Cultura Acadêmica, da Fundação Editora da Unesp. Trata-se do maior projeto de difusão de publicações de uma universidade brasileira e único no sentido de conceber a publicação original de obras em formato digital.Em cerimônia realizada no dia 13 de novembro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp e a Fundação Editora da Unesp lançaram oficialmente 14 livros digitais nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, com acesso totalmente gratuito. Os novos 14 títulos já estão disponíveis na internet no formato Creative Commons (licença para uso não comercial, vedada a criação de obras derivadas) no site: www.culturaacademica.com.br.  



Tags da postagem

Leitura Virtual e-book internet Nível de Informação Nível de Comunicação