Leitura Virtual

Confira os mais recentes lançamentos de livros digitais gratuitos

Cadastrado em 12/02/2019 10:39

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

O início do ano geralmente é pouco movimentado para as editoras universitárias. Como muitas das instituições das quais fazem parte estão em um período de recesso, nem sempre há muitos livros sendo lançados. Mas na coluna Leitura Virtual desse mês, conseguimos fazer um apanhado de algumas novidades de e-books que tivemos recentemente. A Argos Editora da Unochapecó publicou diversos livros digitais recentemente, totalizando 6 títulos que você confere em detalhes abaixo.

Primeiro, a obra "Movimentos sociais, desenvolvimento regional e desafios contemporâneos” é resultado do “II Seminário Regional: Território, Territorialidades e Desenvolvimento Regional: os Movimentos Sociais”, que aconteceu em 2016 na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). A obra apresenta os textos proferidos nas conferências e mesas-redondas, reunindo trabalhos de pesquisas, experiências e ações políticas, econômicas e culturais. Agora é possível acessar a obra, de maneira gratuita, em dois formatos para download: PDF e e-Pub.

Outro e-book gratuito que chega pela editora é “Pesquisa na pós-graduação em educação: novos horizontes”. Esta obra apresenta pesquisas desenvolvidas coletivamente e realizadas no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Unochapecó. Os textos, elaborados por diversos pesquisadores, têm o objetivo de tratar as lacunas do ensino pedagógico superior, analisando os problemas enfrentados na educação, no meio acadêmico. 

“Inovação em biblioteconomia: temas transversais” tem o propósito de discutir a biblioteconomia através da modernidade, abordando as novas maneiras de pensar na inovação da profissão. As novas práticas de trabalho estão evoluindo constantemente no mercado atual e os profissionais da biblioteconomia possuem diversas alternativas para se desenvolver na profissão. Um exemplo são as ferramentas digitais, que podem ser utilizadas de forma prática para distribuição do conteúdo. Este também é mais um e-book que está disponível para download em PDF no site da Argos.

Em sua 2ª edição revisada e ampliada, “Aspectos introdutórios do estudo da contabilidade” é uma importante fonte de pesquisa, contendo um material didático de fácil compreensão para os estudantes da área. Eles encontrarão na obra o apoio necessário, com diversos exercícios práticos e conceitos teóricos que lhes permitirá aplicar o conhecimento recém-adquirido e averiguar o nível de aprendizado, introduzindo os leitores no conhecimento do funcionamento do mercado de trabalho atual. 

Por sua vez, “Desafios políticos e epistemológicos da formação continuada” tem como principal objetivo identificar e compreender os desafios políticos e epistemológicos que emergem no processo de formação continuada de professores da educação básica. Essa formação continuada de professores é uma grande oportunidade para ambas as instituições, possibilitando a prática docente tanto na universidade quanto na escola. Esta é mais uma obra disponível para download no site da editora.

Por fim, temos mais um e-book: “Mídia e cidadania: complexidade, impasses e desafios”. As pesquisas presentes nesta obra foram desenvolvidas ao longo dos últimos oito anos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). As pesquisas do livro foram realizadas com o apoio de diversos professores e estudantes de comunicação, com o principal objetivo de contribuir no avanço dos estudos e reflexões acerca da comunicação e cidadania. Os artigos abordam as experiências da Mídia Cidadã, falando da relação da comunidade e o acesso à informação midiática.

 

São muitas leituras novas já disponíveis por uma editora, então aproveitem! Lembrando sempre que é possível acessar livros digitais gratuitos através de diversas plataformas como o portal SciELO Livros, que já conta com obras para download de 15 editoras universitárias.


Tags da postagem

Argos Leitura Virtual livro digital e-book Nível de Informação Nível de Comunicação

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar