Leitura Virtual

Mais livros digitais gratuitos para você baixar

Em 17/03/2019 17:35

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

O ano definitivamente começou bem para as publicações digitais das nossas associadas. Mesmo em um mês com Carnaval, festa e um longo feriado, as editoras universitárias continuaram trabalhando e investindo em sua presença na internet.

Para começar, a Editus – Editora da UESC resolveu fazer um balanço do desempenho dos seus livros digitais no ano anterior. Durante 2018, o índice de downloads na plataforma SciELO, uma das utilizadas pela editora, aumentou consideravelmente em comparação a 2017. Foram mais de 100 mil downloads, seguido pela Amazon, com mais de 7 mil acessos, pelo Google Play, com mais de 4 mil, e pelo Kobo, com 179 acessos. A soma de mais de 112 mil downloads mostra que os livros estão sendo bem recebidos pelo público do universo digital. Desta forma, a editora continua alimentando as diversas plataformas com novidades. A partir dessa semana, o livro “Nossas Árvores: conservação, uso e manejo de árvores nativas no sul da Bahia" está disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros. A editora também apresenta uma versão digital da nova edição do livro: “A Fala do Santo”, do professor e babalorixá Ruy do Carmo Póvoas. O livro "Ordem imperial e aldeamento indígena: Camacãns, Gueréns e Pataxós do Sul da Bahia", de Ayalla Oliveira Silva, também está disponível para download gratuito no Editus Digital, portal da Editora da UESC que compila seus livros digitais. Na obra você conhece mais sobre as relações sociais e étnicas, no século XIX, estabelecidas pelos povos camacãns, pataxós, gueréns e outros grupos indígenas da região de Cachoeira, Itabuna e Ferradas. Para ter acesso a essas e outras obras da Editus, conheça o catálogo com mais de 170 títulos de diversas áreas do conhecimento, todos gratuitos.

A Editora UFGD também está com livros disponíveis para download em seu site. A obra “Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais” é fruto de um longo trabalho de pesquisa de suas organizadoras, professora Graciela Chamorro e Isabelle Combès. A enciclopédia é composta por uma compilação de artigos sobre os onze povos indígenas assentados no estado de Mato Grosso do Sul e áreas geográficas contíguas, reunindo histórias contadas ou escritas. Segundo as organizadoras, o desafio era produzir um material que promovesse a visibilidade dos atores indígenas na história da região e contribuísse para desconstruir as imagens depreciativas ou negativas dos grupos étnicos que continuam existindo na sociedade global. Além deste título, com o objetivo de identificar a avifauna existente nos campi da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e estimular a prática da observação de aves entre a comunidade acadêmica, a Editora da UFGD publicou "Aves no Campus", de autoria do professor Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goes. A obra é resultante do projeto de extensão de mesmo nome e traz registros fotográficos obtidos no primeiro ano de andamento do projeto (2017) e informações sobre 37 famílias e 109 aves, além de apresentar registros de alguns locais conhecidos da UFGD. O projeto Aves no Campus também está no Facebook e Instagram, onde são postadas, regularmente, imagens dos pássaros encontrados na área da universidade. A obra está disponível para download no catálogo da Editora.


Tags da postagem

Leitura Virtual e-books livros digitais livro digital e-book Editora UFGD Editus Nível de Informação Nível de Comunicação