Leitura Virtual

Confira as ações mais recentes das editoras universitárias na internet

Cadastrado em 14/04/2019 18:45

Reportagem por ABEU

Leitura Virtual

O engajamento das editoras universitárias na internet vai além do lançamento de novos livros digitais. Seus sites oferecem um amplo conteúdo para os leitores, muitas delas atuam nas redes sociais, além de outras ações. Tudo isso vamos mostrar na coluna Leitura Virtual deste mês.

Para começar, vamos falar dos lançamentos. A Editus - Editora da UESC disponibilizou gratuitamente em seu portal de e-books, o Editus Digital, o livro "Um quintal e outros cantos", de Natan Barreto. A coletânea de poesias traz as memórias do autor desde seu quintal, em Periperi, no subúrbio de Salvador, de onde partiu aos 19 anos de idade, até outras cidades onde viveu, que também deixaram marcas em sua vida, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paris, Amsterdã, Nova York e Londres.

Já o e-book "O porto de Santos e região na rota 2030", publicado pela Editora Universitária Leopoldianum, reúne estudos que buscam identificar as políticas que possibilitam o desenvolvimento sustentável da região portuária de Santos, na Baixada Santista, e de seus entornos habitados, sob a perspectiva da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A obra foi elaborada pelo Grupo de Pesquisa e sobre Direito e Meio Ambiente (DEIMA), da Universidade Católica de Santos, e está disponível para download gratuito no portal da editora.

Quer mais conteúdo e livros para baixar? A Editora UEMG lançou o seu novo portal na internet. Com o intuito de ser um espaço completo, dinâmico e informativo, voltado às expectativas da comunidade universitária, o site será a vitrine do conhecimento produzido pela Universidade do Estado de Minas Gerais. No portal, além de ter acesso gratuito ao catálogo de todos os e-books produzidos nos últimos 10 anos, o visitante conhecerá as etapas da produção editorial, bem como informações sobre os periódicos científicos da UEMG. Na seção “Institucional” do site estão disponíveis as diretrizes e informações importantes sobre a Editora UEMG e, principalmente, a Política Editorial.

A Argos Editora da Unochapecó também está com forte presença nas redes. Em março, eles publicaram diversos trechos de seus livros no ISSUU. São mais de 130 trechos disponíveis on-line e para download em PDF no site. A plataforma gratuita oferece inúmeras possibilidades para fazer publicações de materiais gráficos como revistas, livros, folderes e afins. O ISSUU se tornou uma forma inovadora de disponibilizar e divulgar os materiais desenvolvidos, ultrapassando a barreira física, pois o acesso é rápido e gratuito. Além disso, a Argos também está com um perfil no Skoob, uma rede social criada para leitores e novos escritores que buscam compartilhar seus gostos literários. Lá você pode montar a sua estante virtual e adicionar ao seu perfil o que está lendo, o que pretende ler, o que está relendo e até mesmo as leituras das quais desistiu. O que faz a experiência de usabilidade ser ainda mais interessante é a forma como o Skoob tem conectividade com outras plataformas e mídias. Um dos seus benefícios é que ela está vinculada a lojas de comércio, podendo fazer relações entre os preços disponíveis on-line e lhe mostrando as ofertas do mercado.

 

 


Tags da postagem

Leitura Virtual e-books lançamentos livro digital site Nível de Informação Nível de Comunicação