Leitura Virtual

O acesso ao livro universitário continua a se ampliar nas plataformas digitais

Em 14/07/2019 22:01
Atualizado em 15/07/2019 16:04

Opinião por ABEU

Leitura Virtual

O livro produzido por editoras universitárias está cada vez mais acessível. Hoje, a maioria das associadas à ABEU editam e-books e há pelo menos um lançamento neste formato todo mês. Na coluna Leitura Virtual de julho, mostramos como esta produção continua ativa, com a chegada de novos livros digitais e com o lançamento de editais que visam à publicação exclusiva de e-books.

No início do último mês, por exemplo, a Argos Editora da Unochapecó, em coedição com a EdiUnesc, lançou gratuitamente "A extensão e a pesquisa: um caminho de mão dupla entre comunidade e universidade", organizado por Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues e Maria Aparecida Lucca Caovilla. A obra traz reflexões e experiências protagonizados por professores, técnicos, estudantes extensionistas e pesquisadores. Os temas da obra são abordados em três diferentes estruturas: "Direitos da cidadania", "Movimentos sociais e participação" e "Educação e Saúde". Para baixar, basta acessar o link no título do livro.

Já a Editora da UFRRJ - Edur lançou um edital para publicação de e-books, na busca por atender o objetivo de registrar e transmitir o conhecimento produzido pela Universidade, com o compromisso de desenvolver a produção científica, técnica, filosófica e artística, por meio da publicação de livros em diversas áreas do conhecimento, primordialmente de caráter didático, científico e literário, além de obras relacionadas diretamente à história da UFRRJ e seu entorno.

A submissão de originais foi de 15 de maio a 30 de junho, e o resultado final da seleção será divulgado em 30 de outubro deste ano. Podem se inscrever professores, alunos, técnicos-administrativos, contratados de
empresas terceirizadas, empregados públicos e autores externos à comunidade acadêmica da UFRRJ, em uma ou mais das modalidades apresentadas neste edital. O edital contempla livros em diferentes categorias, como "Clássicos", "Teses" e "Traduções", além de obras coletivas que tratem de temáticas atuais e obras que abordem a UFRRJ em seus diversos aspectos.

 


Tags da postagem

e-book Leitura Virtual livro digital lançamento Argos Ediunesc Edur edital de publicação