Editora da UFGD apresenta diversas indicações de leitura

Livros ajudam a refletir sobre o Dia Internacional da Mulher

Cadastrado em 11/03/2019 11:39
Atualizado em 11/03/2019 16:00

Notícia por ABEU

Editora da UFGD apresenta diversas indicações de leitura

Aproveitando o gancho do Dia Internacional da Mulher, a Editora da UFGD preparou uma seleção de títulos de seu acervo que tratam da questão de gênero. Todos os livros estão disponíveis para download gratuito no catálogo virtual da Editora. Confira a lista de obras sugeridas:

DICIONÁRIO CRÍTICO DE GÊNERO – 2ª edição (Ana Maria Colling; Losando Antônio Tedeschi – Orgs.)

Este dicionário atesta a vitalidade e o desenvolvimento da pesquisa sobre mulheres e gênero no mundo ibero e latino-americano, do qual o Brasil é um farol. Com 162 verbetes apresentados em ordem alfabética, a obra é uma iniciativa apoiada pela UFGD, pelo Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (LEGHI) e pela Cátedra/UNESCO, agrupando escritores de vários países, comprometidos com a visibilidade e a consolidação dos estudos de gênero e sexualidades. Os organizadores criaram, coletaram e ordenaram um material abundante em torno de dois eixos principais: intelectuais, que, através da sua escrita, seu pensamento e suas ações, contribuíram para o desenvolvimento deste campo.

DO SILÊNCIO À PALAVRA: histórias e memórias de mulheres na perspectiva de gênero no meio rural do noroeste do estado do Rio Grande do Sul (Losandro Antônio Tedeschi)

As mulheres trabalhadoras rurais que guardam a história, que a contam a seus filhos e filhas, mostram uma longa vida em que as mesmas, para não falar de outras dicotomias, tiveram que enfrentar permanentemente a desigualdade, embora nunca tenham se submetido completamente a isso. Submissão e resistência sempre fizeram parte da vida das mulheres. Este trabalho apresenta uma análise histórica e teórica desenvolvida
durante a implementação do projeto Educação para os Direitos das Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

LEITURAS SOBRE MULHERES (Alzira Salete Menegat - Org.)

A obra apresenta reflexões de pesquisas acerca de possibilidades vividas por mulheres de Mato Grosso do Sul em suas diferentes trajetórias e intervenções sociais, especialmente de mulheres assentadas em projetos de Reforma Agrária. A reunião de textos de diferentes autores/as com pesquisas sobre mulheres, que vivem em diversos cenários sociais de Mato Grosso do Sul (MS), poderá contribuir para o entendimento de situações vivenciadas pelos/as educadores/as, como também subsidiar novos debates, publicando situações e pessoas, as quais estão na construção de caminhos outros, visando até mesmo à superação da invisibilidade histórica de mulheres ainda presente no tecido social brasileiro.

MULHERES KAIOWÁ E GUARANI: expressões (Ana Maria Colling; Losandro Antônio Tedeschi – Orgs.)

Este trabalho traduz a vontade de dois professores engajados em trabalhos acadêmicos que privilegiam as questões de gênero e o protagonismo feminino. Mostram-se, através de imagens, índias Kaiowá e Guarani em sua beleza cotidiana e em seu espaço cultural. As fotografias que registram o momento do trabalho, o lúdico, a formação, a reza, o cuidar dos filhos, a busca pela sobrevivência e os ritos de passagem propiciam o conhecimento de diversas formas de manifestação das mulheres indígenas.

MULHERES NA HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL (Marisa De Fátima Lomba De Farias; Alexandra Lopes Da Costa; Luciana Branco Vieira – Orgs.)

Este livro é o resultado de uma parceria entre a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJMS), com o apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). A colaboração de diversas pesquisadoras e estudiosas atentas à temática e ávidas por registrarem a importância das mulheres atuantes em diversos movimentos sociais (étnico-raciais, negro, indígena, sem terra), nos campos das artes e jurídicos no estado de Mato Grosso do Sul, foi fundamental para esse resultado.

VIAJERAS ENTRE DOS MUNDOS (Sara Beatriz Guardia – Ed. e Comp.)

Na obra, encontramos uma nova forma de ver a história das mulheres. Dezenas de historiadores realizaram esforços para dar visibilidade às mulheres na vida cotidiana, política, social e cultural através do seu pensamento e escrito, onde apontam para a eixstência de um público leitor ávido por memórias de testemunhos oculares de realidades passadas. Além do que suas percepções registram, há também em seus relatos compilações de outras fontes (primárias e secundárias), material linguístico, iconográfico, cartográfico e elementos de tradição oral que compõem o conjunto da presente obra.


Tags da postagem

dia internacional da mulher igualdade direitos humanos ufgd Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação genero