Festa Literária movimenta Ilhéus

2ª Festa Literária de Ilhéus teve a Editus como uma de suas organizadoras

Em 02/08/2019 09:34
Atualizado em 05/08/2019 12:19

Notícia por ABEU

Festa Literária movimenta Ilhéus

Durante quatro dias, de 23 a 26/07, os espaços culturais do centro de Ilhéus, no Sul da Bahia, foram tomados por livros, debates e diversas expressões artísticas. A 2ª Festa Literária envolveu, além da equipe técnica (organizadores e apoiadores), 60 profissionais distribuídos entre oficinas e bate-papos, compartilhando saberes em torno do tema “O feminino e a leitura do mundo”.

A proposta foi refletir sobre o papel que a mulher e as diversas expressões do feminino ocupam na conformação da nossa sociedade, fomentando a leitura e a formação de novos leitores. Na abertura, o evento contou com a participação das jornalistas Flávia Oliveira (Globonews e Rádio CBN) e Maíra Azevedo (Tia Má). Ao longo da semana, além de artistas locais, ainda houve a participação do rapper MV Bill e da atriz e cantora Larissa Luz, que se destaca na cena cultural contemporânea.

A programação envolveu ainda o público infantil e a comercialização de livros de editoras universitárias e comerciais. Participaram presencialmente a Edufba e a UEFS Editora, além da Editus – Editora da UESC, que também disponibilizou títulos de outras filiadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

A 2ª Festa Literária de Ilhéus foi uma realização da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio da Editus, da Fundação Pedro Calmon, Academia de Letras de Ilhéus e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Turismo e da Cultura. “Chegamos ao fim desta edição com a clareza de mais uma vez termos cumprido o nosso papel de aproximar o livro, nos seus variados suportes e linguagem, do público leitor. Entendemos a nossa responsabilidade do processo de transformação social e a importância da leitura para a apropriação de conhecimento”, destaca a Prof.ª Rita Virginia Argollo, diretora da Editus e presidente da ABEU.


Tags da postagem

festa literaria ilheus História LIVROS INFANTIS mulheres genero