Instituto Pró-Livro divulga resultados da 4º edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

A pesquisa realizou mais de 5 mil perguntas em mais 317 municípios brasileiros

Em 23/05/2016 15:37
Atualizado em 24/05/2016 09:57

Notícia por ABEU

Instituto Pró-Livro divulga resultados da 4º edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

Foi divulgado pelo IPL – Instituto Pró-Livro, os resultados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que é o único estudo com abrangência nacional que visa a conhecer o comportamento leitor do brasileiro, além das condições de leitura e de acesso ao livro pela população.

Os resultados da pesquisa foram apresentado por meio de seminário e coletiva de imprensa durante o Seminário de Lançamento da 4º edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que aconteceu no dia 18/05, na Unibes Cultural, em São Paulo. Durante o evento ainda foi possível comparar os resultados anunciados com as edições anteriores e com números de outros países da Ibero-América, já que a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” segue uma metodologia de padrão internacional, proposta pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe – CERLALC.

O evento foi dirigido pelo presidente do Instituto Pró-Livro, Marcos da Veiga Pereira, com a colaboração de membros das entidades fundadoras e mantenedoras do IPL: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Abrelivros (Associação Brasileira dos Editores de Livros Escolares) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), que também apoiam a pesquisa. Adicionalmente, estiveram presentes no Seminário pesquisadores, educadores, bibliotecários, voluntários, agentes culturais da leitura, além de dirigentes e especialistas de ministérios e órgãos estaduais e municipais da Educação e Cultura; de órgãos não governamentais que promovem a leitura; da Cadeia Produtiva do Livro e suas entidades.

Os dados foram coletados pelo IBOPE Inteligência, sob direção e coordenação do IPL, abrangendo todo o território nacional, por meio de pesquisa quantitativa realizada em domicílios entre novembro e dezembro de 2015.  No total foram realizadas pouco mais de 5 mil entrevistas, em 317 municípios brasileiros, em todos os estados da federação e no Distrito Federal. Para aprimorar os resultados, nesta edição foram reformuladas perguntas e itens de respostas visando facilitar a compreensão e a criação de novas perguntas, com o objetivo de intensificar a avaliação das bibliotecas.

Com edições prévias em 2001, 2007 e 2011, “Retratos da Leitura no Brasil” se tornou subsídio para outros estudos e é citado por especialistas, autoridades e técnicos do governo e mídia quando propõem projetos ou abordam a questão da leitura e acesso ao livro no Brasil.

Para mais informações, acesse: http://prolivro.org.br/home/.


Tags da postagem

Instituto Pró-Livro Retratos da Leitura no Brasil Nível de Informação Nível de Comunicação