Retrospectiva – Participação da ABEU na 24ª Bienal do Livro de São Paulo

O evento contou com a participação de 38 editoras associadas à ABEU

Em 26/12/2016 11:37

Notícia por ABEU

Retrospectiva – Participação da ABEU na 24ª Bienal do Livro de São Paulo

A ABEU relembra a sua participação na 24ª Bienal do Livro de São Paulo, que aconteceu no dia 26 de agosto deste ano. Durante o coquetel de abertura oficial do estande da Associação na feira, o presidente da Associação, Marcelo Di Renzo, discursou para o público presente sobre a importância da cultura brasileira em uma festa do livro, que conseguiu reunir tantas editoras apesar do cenário de dificuldades das universidades brasileiras. 

No mesmo dia, aconteceu o lançamento da Coleção Nordestina, com três novos livros publicados por três editoras universitárias associadas do Nordeste. A Edufba, representada por sua diretora, Flávia Goulart Rosa, lançou a segunda edição do livro "A Praia: espaço de socialidade", do baiano Thales de Azevedo; a diretora da Editus, Rita Virginia Argollo, apresentou a obra "Histórias dos mares da Bahia", do itabunense Cyro de Mattos; e, por fim, "O Holocausto", escrito pelo paraibano Pedro Américo de Figueiredo e Mello, publicado pela EdUFPB, também foi lançado e apresentado ao público pela diretora Izabel França de Lima.

A Editora Unifesp também aproveitou o primeiro dia da Bienal para realizar o lançamento da nova livraria virtual e introduzir ao público sua nova fase de trabalho comercial, editorial e administrativo. Como resultado de uma consultoria dada pelo Profº José Castilho Neto, ex-secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e após atingir a marca de 100 títulos publicados, a Editora Unifesp decidiu se reinventar e tentar a sua recolocação no mundo da edição universitária com novas iniciativas editoriais, em sintonia com a diversificação da pesquisa acadêmica internacional e a produção científica da Universidade Federal de São Paulo.

Além do seu relançamento, a Editora Unifesp ainda aumentou o seu catálogo de títulos com quatro novas obras. Elas são: "Formas do Teatro de Comédia: a obra de Oduvaldo Vianna", de Wagner Martins Madeira; "A História da Democracia: um ensaio sobre a libertação do povo", de John Dunn; "Lições para o homem casado – Portugal – séculos XIV- XVI", de Leandro Alves Teodoro; e "Sociologia e superfície: uma leitura dos escritos de Siegfried Kracauer até 1933", de Patrícia da Silva Santos. O lançamento coletivo contou com a presença dos autores dos livros.


Tags da postagem

ABEU 24 Bienal de Sao Paulo 2016 Amigos e Vida Social Natureza e Ar Livre Nível de Informação Cidadania e Direitos retrospectiva