Retrospectiva – XXIX Reunião Anual da ABEU em Viçosa/MG

Em maio, as editoras universitárias se reuniram mais uma vez para trocar experiências

Em 26/12/2016 13:27

Notícia por ABEU

Retrospectiva – XXIX Reunião Anual da ABEU em Viçosa/MG

Este ano registrou mais uma edição do encontro que reúne as diversas editoras universitárias associadas à ABEU. A XXIX Reunião Anual da ABEU aconteceu entre os dias 11 e 13 de maio, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa/MG. O lema do encontro este ano foi “Construção de uma Política Editorial Universitária no Brasil: em busca da unidade” e foram discutidas questões referentes aos desafios da acessibilidade, direitos autorais na contemporaneidade, além da internacionalização e gestão das editoras universitárias.

O primeiro dia do evento foi inaugurado ao som do coral Nossa Voz, ao tempo que ocorreu a mesa de abertura composta por Clóvis Andrade Neves, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFV; Marcelo Di Renzo, Presidente da ABEU; Nilda de Fátima Ferreira Soares, Reitora da UFV; Luis Carlos Galvão, Vice-Reitor da UFV; Daniela Alves de Alves, Diretora da Editora UFV; e Juan Felipe Córdoba-Restrepo, palestrante e Diretor Editoral da Universidade do Rosário, na Colômbia. Todos ressaltaram a importância da realização do evento no momento em que a UFV completa 90 anos e sua editora, 20 anos.

Em seguida, Juan Felipe Córdoba-Restrepo realizou a conferência de abertura da Reunião, com o tema: “A importância do associativismo para as editoras universitárias”. Durante a tarde, aconteceu outra mesa de debate, com Maria Cândida Del-Masso, Diretora Financeira da ABEU, que discutiu os desafios da acessibilidade para o livro. Além disso, foram discutidosdois estudos de caso: "Comunicação e Eventos literários: agregando valor à marca editorial", com Rita Virgínia Argollo, Diretora da Editus, e "Editora universitária e comercialização: desafio constante", com Licyara Mouro Caçador, da Editora UFV. O dia foi encerrado com a apresentação de produtos das editoras presentes.

Já na quinta-feira, 12/05, a palestra "Gestão de Editoras Universitárias", com Edgard Alves, assessor especial de Administração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, deu início ao segundo dia de evento. Em seguida, foi a vez da mesa "Internacionalização das Editoras Universitárias", com a presença de Juan Felipe Córdoba-Restrepo, que também é Presidente da Asociación de Editores Universitários de América Latina y el Caribe; Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que é Gerente de Relações Internacionais da CBL; e Fábio Cunha Pinto Coelho, secretário do Departamento de Cultural do Itamaraty. Durante a tarde, aconteceu a apresentação do relatório anual durante a Assembleia Geral da Associação. Na mesa estiveram presentes o Presidente da ABEU, Marcelo Di Renzo, o Diretor-Secretário, Aníbal Bragança, e a Vice-Presidente da ABEU, Nair Maria Di Oliveira. Apresentou também o relatório o Secretário Executivo da ABEU, Rubens Mendelli, com a Diretora de Comunicação, Flávia Rosa. Ao final, Selma Lúcia Beltrão, Diretora Regional do Centro-Oeste pela ABEU, representou a Embrapa durante sua homenagem pelos 25 anos de atividades editoriais.

No último dia da 29ª Reunião, aconteceu pela manhã a mesa de debate com o tema "Direitos Autorais na Contemporaneidade: visões sobre a questão", que contou com a presença do professor Sérgio Staut, da Universidade Federal do Paraná e advogado especialista em direitos autorais; Bianca Amaro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; e Daniela Manole, Presidente da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos. Este foi mais um momento para os presentes na reunião se atualizarem sobre os temas concernentes aos direitos autorais.

Além das diversas atividades realizadas de acordo com a programação do encontro, dois grandes destaques podem ser apontados: a apresentação do Edital de publicação para lançamento de um livro pela ABEU e a assinatura da Carta de Viçosa.


Tags da postagem

XXIX Reunião Anual da ABEU retrospectiva 2016 Ordem e Eficiência Amigos e Vida Social Natureza e Ar Livre Nível de Informação Nível de Comunicação