XXIX Reunião Anual da ABEU reforça compromisso da associação com políticas editoriais universitárias

O evento incluiu mesas de debates, palestras, homenagens e apresentação de produtos das editoras

Em 16/05/2016 14:31
Atualizado em 16/05/2016 18:15

Notícia por ABEU

XXIX Reunião Anual da ABEU reforça compromisso da associação com políticas editoriais universitárias

Aconteceu na semana passada, entre os dias 11 e 13 de maio, a XXIX Reunião Anual da ABEU, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa/MG. O lema do encontro este ano foi “Construção de uma Política Editorial Universitária no Brasil: em busca da unidade” e foram discutidas questões referentes aos desafios da acessibilidade, direitos autorais na contemporaneidade, além da internacionalização e gestão das editoras universitárias.

Na manhã do primeiro dia do evento, ocorreu, ao som do com o coral Nossa Voz, uma mesa de abertura composta por Clóvis Andrade Neves, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFV; Marcelo Di Renzo, Presidente da ABEU; Nilda de Fátima Ferreira Soares, Reitora da UFV; Luis Carlos Galvão, Vice-Reitor da UFV; Daniela Alves de Alves, Diretora da Editora UFV; e Juan Felipe Córdoba-Restrepo, palestrante e Diretor Editoral da Universidade do Rosário, na Colômbia. Todos ressaltaram a importância da realização do evento no momento em que a UFV completa 90 anos e sua editora, 20 anos.

Em seguida, Juan Felipe Córdoba-Restrepo realizou a conferência de abertura da Reunião, com o tema: “A importância do associativismo para as editoras universitárias”. Durante a tarde deste primeiro dia de evento, aconteceu outra mesa de debate, com Maria Cândida Del-Masso, Diretora Financeira da ABEU, que discutiu os desafios da acessibilidade para o livro. Além disso, foram discutidosdois estudos de caso: "Comunicação e Eventos literários: agregando valor à marca editorial", com Rita Virgínia Argollo, Diretora da Editus, e "Editora universitária e comercialização: desafio constante", com Licyara Mouro Caçador, da Editora UFV. O dia foi encerrado com a apresentação de produtos das editoras presentes.

Já na quinta-feira, 12, a palestra "Gestão de Editoras Universitárias", com Edgard Alves, assessor especial de Administração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, deu início ao segundo dia de evento. Em seguida, foi a vez da mesa "Internacionalização das Editoras Universitárias", com a presença de Juan Felipe Córdoba-Restrepo, que também é Presidente da Asociación de Editores Universitários de América Latina y el Caribe; Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, que é Gerente de Relações Internacionais da CBL; e Fábio Cunha Pinto Coelho, secretário do Departamento de Cultural do Itamaraty. Durante a tarde, aconteceu a apresentação do relatório anual durante a Assembleia Geral da Associação. Na mesa estiveram o Presidente da ABEU, Marcelo Di Renzo, o Diretor-Secretário, Aníbal Bragança, e a Vice-Presidente da ABEU, Nair Maria Di Oliveira. Apresentou também o relatório o Secretário Executivo da ABEU, Rubens Mendelli, com a Diretora de Comunicação, Flávia Rosa. Ao final, Selma Lúcia Beltrão, Diretora Regional do Centro-Oeste pela ABEU, representou a Embrapa durante sua homenagem pelos 25 anos de atividades editoriais.

No ultimo dia da 29ª Reunião, aconteceu pela manhã a mesa de debate com o tema "Direitos Autorais na Contemporaneidade: visões sobre a questão", que contou com a presença do professor Sérgio Staut, da Universidade Federal do Paraná e advogado especialista em direitos autorais; Bianca Amaro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; e Daniela Manole, Presidente da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos. Este foi mais um momento para os presentes na reunião se atualizarem sobre os temas concernentes aos direitos autorais.

Confira a cobertura completa e fotos do evento na nossa página no Facebook: https://goo.gl/9M38ro


Tags da postagem

XXIX Reunião Anual da ABEU viçosa ufv editora ufv Ordem e Eficiência Conhecimento da Humanidade Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação Cosmopolitismo / Idiomas