A Voz do Profissional

Entrevista com Thiago Torres, presidente do Conselho Editorial da EdUEMG

Cadastrado em 04/02/2019 00:22
Atualizado em 05/02/2019 12:20

Entrevista por ABEU

A Voz do Profissional

Esta semana, na coluna A Voz do Profissional, buscamos aproximar os nossos leitores da realidade uma editora universitária, mostrando seus projetos e planos de ação para viabilizar a divulgação da produção acadêmica de sua respectiva universidade. Para tanto, a Editora UEMG realizou uma entrevista com o professor Thiago Torres, presidente do Conselho Editorial da EdUEMG. Professor e o atual vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Torres é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, além de mestre e doutor em Agronomia também pela UFV, sendo parte do doutorado desenvolvido na Universidade de Lisboa. É professor orientador do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental. Atua como revisor em periódicos e é consultor ad hoc para Agências de Fomento. 

Na entrevista, ele fala de sua visão sobre a nova fase da EdUEMG, apresentando suas considerações sobre as diretrizes e a futura política editorial da universidade, bem como sobre os novos rumos para as publicações de cunho científico. 

Qual a sua expectativa para a Editora UEMG nos próximos anos e de que forma ela pode contribuir para uma maior participação da universidade no cenário acadêmico em Minas Gerais e no país? 

A EdUEMG vem passando por uma fase de reestruturação justamente para atender aos anseios da atual gestão da universidade e da comunidade acadêmica. É importante lembrarmos da dimensão que a Universidade do Estado de Minas Gerais vem ocupando no ensino superior público, sendo uma das maiores instituições públicas do estado. E penso que uma presença mais intensa da Editora nesse cenário será fundamental para a expansão dos nossos projetos e ações em torno da pesquisa científica, na medida em que as nossas publicações levem as experiências aqui desenvolvidas a todas as esferas da sociedade. 

Na sua opinião, como deve ser a atuação do Conselho Editorial para o desenvolvimento de uma política de publicações acadêmicas no contexto da universidade pública?

O Conselho Editorial precisa ser criterioso quanto à qualidade da produção intelectual e acadêmica, e demais publicações que preencham as lacunas dos mais diversos campos do saber. Dessa forma, priorizaremos livros que tragam novos conceitos e que transmitam questões atuais capazes de auxiliar no real aprendizado dos nossos estudantes.

Quanto aos periódicos, de que forma é possível aprimorar a qualidade das publicações voltadas à pesquisa científica?

É fundamental pensarmos no fortalecimento dos periódicos científicos, que constituem importante instrumento de vazão e intercâmbio da produção acadêmica das universidades. Nossa política estará ancorada em dois princípios: na diversificação das nossas revistas e no rigor e qualidade técnico-científica das publicações. 


Tags da postagem

a voz do profissional entrevista editora universitária Nível de Informação Nível de Comunicação eduemg periódico científico

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar