Lançamento da Edufba …

Lançamento da Edufba contou com roda de conversa com autora

3.png

Em 10 de abril, a Edufba lançou o livro “‘Beije sua preta em praça pública’: da apropriação do corpo à apropriação do espaço”, de autoria de Crislane Rosa. O evento aconteceu na Livraria Edufba da Faculdade de Educação (Faced), campus Canela, em Salvador (BA). A programação incluiu um bate-papo entre a autora e os convidados Lande Onawale e Lucas Ribeiro, e foi mediado por Angelo Serpa. Houve também uma exibição do curta “Pescadora sem rede”.

A frase “beije sua preta em praça pública” se trata de um trecho do poema “Bandeira”, de Lande Onawale, que foi capa de um dos jornais do Movimento Negro Unificado, em 1991. Em seu livro homônimo, Crislane Rosa busca analisar relações sociais de raça, de sexo e de classe e as divisões do trabalho e do espaço, tendo como ponto de partida duas praças da cidade de Salvador: uma em Pernambués e outra na Pituba. O livro de Crislane Rosa é revelador das profundas desigualdades que se manifestam no dia a dia da metrópole soteropolitana, a partir de um olhar, a um só tempo crítico e sensível, sobre dois espaços de uso coletivo, localizados em dois bairros com perfis socioeconômicos bem distintos.

Assim como ressalta Rosa, o beijo em praça pública é muito mais que um gesto afetivo, porque, para a população negra, “ele simboliza uma presença desvinculada das funções de servir às prerrogativas das divisões do trabalho, uma vez que ele (o beijo) só pode acontecer ou no tempo livre, ou no roubo do tempo de serviço. Nos dois casos, são desconformes à ordem imposta às pessoas negras”.

A autora se utiliza da escrita em primeira pessoa “como um questionamento a todo o silenciamento e a toda invisibilização da produção acadêmica de lésbicas e mulheres negras”, mas também como um processo coletivo que transita entre o “eu” e o “nós”. Como referências, a obra reúne nomes como Audre Lorde, Grada Kilomba, Neusa dos Santos Souza, Lélia Gonzalez e Ochy Curiel.

Compartilhe esta Publicação: