Nova obra da …

Nova obra da Editora Unesp traz análises de desigualdades sociais

5.png

Nas últimas cinco décadas, houve uma tendência de desregulação econômica e redução das políticas sociais, resultando em crescentes disparidades globais. Eventos recentes, como conflitos em larga escala e a pandemia de covid-19, destacaram os excessos da globalização, a urgência ambiental, o declínio das democracias e o aumento do populismo de extrema direita, enquanto apresentavam desafios como a transição digital e a transformação dos modelos de trabalho tradicionais. É este panorama examinado pelo livro “Re-trabalhando as classes no diálogo Norte-Sul: trabalho e desigualdade no capitalismo pós-covid”, organizado pelos pesquisadores Elísio Estanque, Agnaldo de Sousa Barbosa e Fabrício Maciel e publicado para os leitores lusófonos pela Editora Unesp. Entre os autores dos capítulos, encontram-se nomes de referência nas ciências sociais no Brasil e no mundo, como Ricardo Antunes, Ruy Braga, Michael Burawoy, Hartmut Rosa, Ursula Huws e Klaus Dörre, entre outros.

O livro divide-se em três eixos principais, todos interligados e alinhados com os objetivos de internacionalização das ciências sociais, promovendo a interdisciplinaridade. São eles: uma discussão ampla e reflexiva sobre as sociedades contemporâneas, enfatizando a complexidade e os ritmos de mudança no contexto do capitalismo global, enquanto mantemos um diálogo Norte-Sul, explorando suas interconexões e possíveis formas de cooperação, especialmente após a pandemia; em segundo lugar; uma análise focada nas relações de trabalho e nos processos de desregulamentação, fragmentação e precarização nos sistemas de emprego; e, por fim, uma linha de investigação voltada para os recentes processos de reestruturação das classes sociais, tanto como estruturas sociais objetivas quanto como atores sociopolíticos, em estreita relação com os movimentos e contramovimentos (identitários, populistas, feministas, antirracistas, anti-homofóbicos etc.) dentro do contexto do recente ciclo de neoliberalismo, da pandemia e das implicações socioeconômicas da atual guerra na Europa.

Considerando a importância histórica das discussões sobre classes sociais e produção, esta obra oferece uma reflexão sobre as tendências contemporâneas no mundo globalizado e busca compreender as classes sociais dentro desse contexto em constante mudança. Representa, assim, uma valiosa contribuição para o debate sobre o capitalismo atual, suas profundas desigualdades sociais e os desafios enfrentados no século XXI.

Compartilhe esta Publicação: