Editora UFFS publica clássico do poeta Augusto dos Anjos

Chega pela Editora UFFS, em formato digital e gratuito para download, um clássico da poesia brasileira: “Eu”, de Augusto dos Anjos. A obra foi lançada no dia 1º de setembro, em homenagem ao mês de aniversário da Editora, que no dia 27 completa 7 anos.
"Eu" reúne 56 poemas e foi publicado no Rio de Janeiro no ano de 1912. Trata-se da única obra de Augusto dos Anjos publicada em vida, a qual foi custeada totalmente pelo seu irmão, Odilon dos Anjos. Outros poemas esquecidos foram acrescentados posteriormente, mas se manteve o estilo peculiar. Em domínio público, já teve muitas edições; nesta, publicada pela Editora UFFS, a organização é do docente e pesquisador Diego Gomes do Valle, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que se baseou em três edições distintas: 1995, 2015 [1912] e 2021.
Na apresentação, o organizador, ao questionar – “Em qual prateleira Augusto dos Anjos (supondo que deva sê-lo) se encaixaria?” –, demonstra ser irrelevante classificá-lo em uma escola literária (ou mais de uma). Portanto, seu objetivo nesta edição é "articular elementos recorrentes na vasta bibliografia crítica do autor e também trazer à luz meridiana as razões pelas quais o poeta paraibano deve ser lido com interesse pelo público atual". Trata-se do quinto volume da Coleção Literatura Brasileira: identidades em movimento, organizada pelos pesquisadores Evanir Pavloski (UEPG) , Silvana Oliveira (UEPG) e Valdir Prigol (UFFS).