Editora UFMG promove debate sobre “Sylvia Plath e a poética do suicídio”

No dia 27 de outubro, a Editora UFMG promoveu debate sobre o livro “A poética do suicídio em Sylvia Plath”, de Ana Cecília Carvalho. O evento, que marca o lançamento da segunda edição da obra, publicada originalmente em 2003, aconteceu na Quixote Livraria e Café, em Belo Horizonte (MG).
Por meio de uma abordagem psicanalítica, a autora desenvolve uma análise da obra de Sylvia Plath – uma escritora que se matou no auge de sua produção poética. Em 1963, aos trinta anos de idade, Plath se suicidou em Londres, onde morava com seus dois filhos, poucos meses depois de ter se separado de seu marido, o poeta inglês Ted Hughes. A morte da escritora aconteceu em meio a uma intensa produção poética, que haveria de incluí-la, por fim, entre as autoras mais importantes do século XX. Na articulação entre vida, obra e morte, o livro procura ressaltar os modos pelos quais esses impulsos relacionam-se aos limites da escrita literária em sua dupla face funcional e disfuncional.
Com mediação de Luciana Tanure, o debate teve participação da autora Ana Cecília Carvalho, da professora da Faculdade de Letras da UFMG Lyslei Nascimento, da professora do Departamento de Psicologia da UFMG Cassandra Pereira França e da psicanalista Regina Beatriz Simões.