Editora Unesp lança …

Editora Unesp lança obra de Diderot com tratados sobre visão e audição

2.png

O enciclopedista Denis Diderot entrou para a história da filosofia como um pensador errático, incapaz de produzir um sistema coerente. No entanto, ao reunir, pela primeira vez em português num único volume “Carta sobre os cegos e Carta sobre os surdos-mudos,” a Editora Unesp convida os leitores brasileiros a adentrar no universo intelectual de um dos pensadores mais provocativos e ousados do século XVIII que, com sua mente inquieta e questionadora, desafia de forma contundente o senso comum da incoerência sobre sua produção. Além disso, nesse diálogo epistolar único, podemos vislumbrar os trilhos de sua filosofia, os quais nos conduzem por um caminho desafiador e surpreendente.

As cartas contidas na obra revelam uma luta constante contra a hierarquização dos sentidos, algo que incomodava profundamente o autor de “O sobrinho de Rameau”. Diderot empreende uma intensa investigação sobre a audição e a visão, questionando as concepções tradicionais e buscando desvendar as complexidades do mundo percebido. Esse mergulho nas profundezas da percepção humana nos conduz a uma jornada de desconstrução, em que Diderot desafia as antigas opiniões e se empenha em libertar as faculdades sensoriais de sua prisão hierárquica. Ao explorar a natureza e a arte nas duas cartas, ele busca romper os obstáculos que limitam nosso entendimento do mundo e da própria experiência humana.

Além das cartas, o leitor encontrará, ainda, dois documentos complementares: o verbete “Cego”, escrito por d’Alembert para a Enciclopédia (v.1, 1751), na verdade uma resenha crítica da “Carta sobre os cegos”, bem como a resenha do “Tratado das sensações”, escrita por Grimm, para a “Correspondance littéraire”, que inclui uma apologia da “Carta sobre os surdos-mudos”.

Compartilhe esta Publicação: